Sou bem desconfiado de tecnologias de biometria no geral. A única que confio é a boa e velha digital na tinta. Mas o tempo passa e isso aparentemente virou moda. Estou revendo minha papelada e praticamente tudo requer o uso de reconhecimento facial. Não tenho problema nenhum em dar minha foto ou gravar videozinho pra essas instituições, minhas principais preocupações são: (1) a possibilidade da tecnologia não funcionar quando eu precisar acessar a conta (por exemplo, apanhei e fiquei com olho inchado, corro o risco de ficar sem acesso à conta e precisar me deslocar até a empresa / instituição pra arrumar?); e (2) o risco dessa informação ser mal protegida pela instituição e usarem pra sair fazendo conta com a minha cara em tudo quanto é lugar, como já fazem hoje com os demais dados.
Algumas das coisas que fui fazer e precisei/preciso do reconhecimento:
(1) conta de celular pré-pago da operadora não-morta - fiz o processo pela internet essa semana e tive que fazer;
(2) há alguns anos o bancão laranja passou a exigir isso, ao invés de caminhar até o caixa eletrônico, para habilitar o token. Não sei se é mais seguro ou menos seguro, eu preferia continuar indo pro caixa.
(3) Corretora experiência investimentos que faz ipo na gringa também quer reconhecimento facial na minha conta.
(4) conta gov.br que unifica quase tudo do ONREVOG...
(5) detran pra conseguir documento do carro digital, que também permite definir os condutores.
São receios fundados? Vocês usam e já tiveram problemas com isso?
Sou totalmente a favor da segurança (existe alguém contra?) e uso autenticação em 2 etapas sempre que possível, mas esse negócio de reconhecimento facial funciona mesmo? Alguém da área de TI pode dar uma opinião mais esclarecida à respeito?
Valeu.