Tenho percebido que não consigo ter nenhuma atividade ou hobby sem que aquilo vire um tipo de "emprego" ou que eu perca toda a parte legal daquilo me cobrando para performar e apresentar resultados.
Já trabalho 40 horas semanais, em uma atividade que não me exige muito (além de estar presente) e me proporciona um salário bastante confortável. Não existe cobrança por resultados, não tenho metas, faço meu trabalho bem, e ganho meu salário.
Sempre fiz atividade física, corrida e musculação, mas hoje meio que virou um emprego também, me cobro para não perder treinos, defino metas, me cobro para me alimentar bem e fazer o que foi prescrito pelo treinador e meio que matei o prazer que eu sentia nessa atividade.
Comprei uma câmera para tirar umas fotos por hobby. Fiz uns cursos online, me divertia e achava tudo muito bom. Aí comecei a postar minhas fotos num instagram, comecei a fechar ensaios, amigos, casal, formandos, quando dei por mim estava com a agenda lotada nos finais de semana e cheio de foto para tratar e entregar. A atividade prazerosa virou um emprego e eu sempre me cobrando para fazer mais e melhor.
Gosto muito de ler, escrevi já um livro no desafio que teve aqui na Bastter, mas agora também virou um emprego, tenho uma lista de leituras que quero fazer, tenho meta de ler todo dia, estou procurando cursos de escrita criativa, me obrigando a escrever todo dia.
Um tempo atrás eu comecei a jogar Fifa online e quando me dei conta, eu entrei num modo maluco de ficar treinando e vendo vídeos, e estudando o mercado do jogo, numa cobrança maluca de resultados que nem no meu emprego existe.
Sinto que estou meio que entrando em um burnout pois não tem relaxamento, tudo que eu gosto vira um trampo ou eu me cobro a um ponto que não me serve como escape da rotina.
Sou eu estralando o chicote nas minhas próprias costas o tempo inteiro...
Frequento terapia há alguns anos, e já tivemos um debate sobre esses comportamentos compulsivos e como eu não deixo nada ser lazer e diversão e começo a contabilizar, metrificar, planejar e me cobrar para levar tudo a sério. Mas ainda não cheguei a uma forma de lidar com isso.
Alguém se identifica com isso? Como lida?