Quem nunca teve uma tarefa importante mas preferiu passar horas no celular e quando percebeu o dia acabou e a tarefa não foi realizada? Tarefa aqui pode ser qualquer coisa: um projeto pessoal, algo relacionado a trabalho, serviço doméstico, etc.
Desde o começo da pandemia passei por diversos momentos de baixa produtividade decorrentes de muito tempo perdido procrastinando.
O primeiro passo pra combater a procrastinação é praticar o autoconhecimento e identificar os gatilhos que levam a várias horas perdidas vendo besteira no celular.
Várias vezes eu pegava o celular para procrastinar quando tinha uma tarefa que me parecia muito grande ou muito complicada para ser resolvida. Um exercício legal para esse caso é sempre tentar quebrar em tarefas menores.
Exemplo besta do cotidiano: arrumar a casa. É muito fácil adiar uma tarefa assim se a casa estiver toda bagunçada. Mas dividir isso em tarefas menores, em dias distintos, facilita a vida. Num dia limpa a cozinha, no outro dia lava o banheiro, etc.
Dá pra aplicar o mesmo raciocínio em projetos pessoais. Se você quer montar um curso mas nunca começa porque um curso dá muito trabalho, tente quebrar isso em tarefas menores. Ferramentas como o Trello são boas para isso.
Outro exercício interessante é, ao pensar em procrastinar, se perguntar
"isso aqui me afasta ou me aproxima do meu objetivo?" Era comum eu usar minhas horas livres para assistir vídeos que nada me agregavam e que poderiam ser melhores usadas para desenrolar um projeto pessoal ou estudando para me aperfeiçoar. Quando comecei a me fazer a pergunta acima consegui aumentar minha produtividade ao perceber que estava caminhando para mais um dia gastando 2 horas de estudo em 2 horas de procrastinação.
Ps: Procrastinar é totalmente diferente de ter lazer. Ter lazer é importante, descansar é super importante, mas quando todo o tempo livre é usado para "lazer", se você não trabalha 100 horas por semana, isso tem grandes chances de ser procrastinação.
TL;DR
Exercícios legais pra combater a procrastinação:
- Identificar os gatilhos que levam à procrastinação;
- Caso o gatilho seja pensar que a tarefa é chata por ser muito grande, quebrar em tarefas menores. Ferramentas como Trello ajudam muito nisso;
- Ao perceber que vai procrastinar, pensar se aquilo que você está prestes a fazer te afasta ou te aproxima dos seus objetivos. Pode parecer algo idiota mas pode ajudar bastante a ser menos procrastinador.