20 Dúvida sobre o BODE 68 comentada em 07/03/2022 20:52 Assuntos Gerais gbaraujo em 06/03/22 1:00 comentada em 07/03/2022 20:52 Hoje estava ouvindo o Bode 68, e no final o Bastter disse sobre a importância de não deixarmos de aportar em momentos de queda, pois isso nos possibilita comprar mais ações com o mesmo valor do aporte e mantê-las para longo prazo (minuto 38). Desde 2016 que estou aqui sempre aportei naquilo que o BS mandou independente de Covid, Guerra, Cielo despencando etc. Contudo eu ainda não consegui com minha burrice, - mesmo após repetida leitura de todos os livros do site e manuais, além de escutar as lives,- entender o conceito empírico da importância da queda para o buy and hold. Explico.O Mille tem uma frase que devemos querer comprar cada vez mais caro, e concordo, mas por outro lado, visando o longo prazo, como o Bastter disse, nas fortes quedas temos a possibilidade de comprarmos mais ações com o mesmo valor do aporte. Assim, apenas para efeito de entender o conceito e para fins de aprendizado e não sardinhice, cheguei a algumas conclusões que gostaria que ajudassem para ver se estou certo. 1. Aportar mesmo com o mercado em forte queda beneficia o buy and hold no longo prazo, entretanto, não devemos defender a queda por si só, mas apenas, não deixar de aportar em momentos de crise, ou, na pior da hipóteses NÃO VENDER.2. Devemos querer comprar cada vez mais caro, porque se não for assim, no longo prazo nosso patrimônio não irá evoluir.Me desculpem, mas é uma dúvida de conceito sincera e para reflexão e estou postando após ler, e com muita humildade. Se além do Bastter, o @oxe e @celtiberian puderem opinar agradeço.