Eu gosto de, ao me aproximar de eventos marcantes da vida, criar textos na minha cabeça. É um jeito de organizar as ideias e dar sentido aos acontecimentos.
Nos momentos que envolvem decisões financeiras, penso que os publicarei aqui. Até hoje publiquei um só. Estava pensando em publicar outro.
Esse segundo texto falaria sobre como vendi 80% da carteira de valor diversificado que aprendi a fazer na Bastter.com para comprar um imóvel a vista com a esposa. O sonho é receber nosso primeiro filho aqui.
Semana passada, meu pai expressou a vontade de doar um valor para nos propiciar um apartamento ainda melhor. Para ele era uma porção pequena do patrimônio, mas para nós faria toda a diferença pro futuro. Aceitei e agradeci muito. Lemos o tópico sobre ITCMD do Buy e fizemos tudo direitinhos.
Na quinta de tarde disse para ele que ele era meu herói. Ele sempre foi meu herói.
Na quinta de noite eu e a esposa assinamos o contrato, enviei a foto no grupo da família e às 20h32 ele respondeu com uma figurinha de gatinho colocando óculos escuros.
Meu pai estava muito feliz, realizado, saudável, forte e animadíssimo com a nova etapa na minha vida.
Nesse final de semana eu o levaria para conhecer o imóvel.
Eu queria que meu texto fosse sobre isso.
Mas na sexta pela manhã meu pai faleceu. Partiu dormindo, sem dor, em paz.
Hoje nos despedimos dele. Consegui falar minha despedida aos familiares e amigos que lotavam a capela sobre nosso amor e sobre essa saudade infinita que surgiu, mas faltou contar uma última coisa para completar nossa despedida.
E essa parte só faz sentido contar aqui, porque a Bastter.com trouxe ainda mais um nível de complexidade para nossa relação que já era tão rica.
O aporte mensal tornou-se um momento muito especial pra gente.
Nós ouvíamos bodes, estudávamos a curva de lucro de empresas e escolhíamos os FIIs multi-multi-multi.
Líamos FAQs, salvávamos imagens da galeria e usávamos a busca quando tínhamos duvidas.
Refletíamos sobre as ideias de pas daqui e fomos profundamente mudadas por elas.
Ele ficou muito feliz quando o Bastter falou que só conhecia rico que guardava na poupança e comprava imóveis - o que ele fez a vida toda - e, mesmo na renda variável, meu pai manteve-se um investidor #SuperPAS: não olhava cotação e reinvestia todos os dividendos.
Dei pra ele de Natal a trilogia Bastter.com e ele leu e releu muitas vezes nesses quatro meses.
Estava pensando em também começar a investir no exterior, falou que queria o livro do Huoya de Páscoa.
A única reclamação dele era se a gente nunca mais compraria WEGE3 de novo - mas já havíamos usado o “Roubei” do BS dele nela.
Eu trocaria toda e qualquer riqueza para poder passar mais um dia contigo, pai.
Minha única mágoa desse adeus é que tu não teve a chance de brincar com teus netos.
Eu te amo, pai. Muito obrigado por tudo.