TL;DR; resumo para quem não tem tempo a perder: - Taxa de performance sobre o CDI é taxa de adm sob outro nome- Existência de taxa de performance por si só não torna um FII ruim//
A discussão sobre taxa de performance em outros tópicos levantou algumas questões interessantes, vou colocar alguns exemplos
A taxa de performance sobre CDI é praticamente uma extensão automática da taxa de adm. Porque?
A taxa de adm é feita para ser cobrada mensalmente, e correspnde à remuneração do gestor por seus serviços. Ela é recorrente e fácilmente calculada.
Já a taxa de performance, teoricamente gera alinhamento de interesses caso o gestor supere o benchmark indicado no regulamento. O problema é o seguinte: vários FIIs, principalmente os mais novos e se aproveitando das modas do momento, são lançados com taxa de performance sobre 100% do CDI ou algo próximo a isso.
Embora analisar rentabilidade não seja nosso objetivo, a expectativa que temos quando colocamos qualquer valor em renda variável é de que ele supere a renda fixa no longo prazo.
Então quando existe uma taxa de performance sobre o CDI, nós colocamos um benchmark, um objetivo, uma meta tão ridiculamente baixa para o gestor, que é praticamente uma coisa que deveria ser esperado automaticamente de um FII. E na prática isso não significa um prêmio por superar benchmarks, mas sim uma adição à taxa de administração.
O pior é isso, aumentar a remuneração recorrente mas disfarçando de outra coisa.
Então quanto à taxa de performance sobre CDI, o fato dela existir já automaticamente exclui o FII do critério de análise de muitos. Talvez exista alguma exceção - e provavelmente existe, já que FII é muito diferente um do outro - mas no geral é mais fácil eliminar esse tipo de ativo e partir para analisar os outros 150 que não tem essa taxa.
E sobre ter performance vs não ter - ter tx de performance é ruim ?
Repetindo a excelente pergunta levantada pelo Coulthard em outro tópico
postado por @Coulthard em 15/04/2022 02:38
Acompanhei o tópico porque tinha uma dúvida igualzinha a sua. Estudei as respostas e não me sinto ainda a vontade pra investir em FII que tenha a taxa, ainda que alguns muito bons como o HGRU, XPLG, XPML, VINO e VILG. Na verdade, não consigo investir em nada que cobre a taxa. Tem excelentes multi multi que não cobram como ALZR, HGLG, HGRE, KNRI, LVBI, PVBI, VISC, XPIN, etc. Penso: pra que entraria em um com taxa se tem outros (até mesmo do mesmo segmento) que não cobram? Posso estar sendo exigente mas.. Obrigado a todos, muito interessante ver as diferentes visões do tema.
Só se atente porque algumas travas que colocamos podem não fazer tanto sentido. Performance sobre o CDI é uma coisa que mostra claro desalinhamento de interesse para o lado de cobrar sempre performance, pois superar CDI é o mínimo esperado no longo prazo para um ativo de renda variável (imóvel E FII são renda variável).
Peguei o primeiro exemplo de cada um dos FIIs que você citou
Sem taxa de performance:

Com taxa de performance, mas não sob CDI:

Veja que nesses casos, mesmo existindo taxa de performance, do modo como é estruturado taxa de performance + taxa de adm tal FII ainda tem custos menores do que o FII que tem apenas taxa de adm em um nível razoável. Ou seja, a taxa não está sendo executada de uma forma que "drene" o fundo de resultados, e portanto excluir esse tipo de FII do seu universo viável de estudo pode te obrigar a ir para outros apenas porque não tem performance - mas por outro lado tem encargos maiores, no geral
Esse gráfico de despesas é o grande equalizador da análise de FIIs, mas para ele ser uma ferramenta útil precisava de mais tempo. Agora que temos um histórico maior, fica nítido quando um FII tem seus resultados atracados por encargos