Discussões recentes me deram a ideia de criar esse marcador - esse FII é só mais um fundo, ou também é investimento imobiliário?
Alguns fundos tem taxa de performance 20% sobre o que exceder o CDI, o mínimo esperado de um ativo de renda variável. Nesse caso, fica parecendo que o FII foi criado para ser mais um fundo genérico para colocar dinheiro no bolso dos gestores.
Mas todo FII com performance é ruim ? Como analisar quais taxas são aceitáveis, se cada um cobra de um jeito ?
Por isso surge o cachorrinho, que analisa a quantidade de espesas dos últimos 12 meses de FII (excluindo tudo que é manutenção de imóvel, as despesas desse indicador são compostas basicamente de tx de adm, performance, tx cvm e b3), ou seja, o custo com intermediários/administradores
acima de 25%: é mais fundo do que investimento imobiliário
até 25%: atenção. É fundo, mas também é investimento imobiliário
até 20%: despesas equilibradas

Racional completo e discussões no tópico:
Parabéns aos envolvidos - FIIs - taxa de performance - FIIs & Imóveis - Bastter.comO que pode influenciar esse indicador:
- Aumento nos gastos com taxa de adm, performance, b3, CVM
- Queda nas receitas
existem alguns FIIs onde o custo está elevado porque as receitas do FII caíram, e não porque a taxa aumentou. De qualquer maneira, se um FII passa por momentos de força maior, como uma pandemia; ou perde parte significativa das receitas, e as taxas continuam normalmente - quem está arcando com isso são os cotistas, e não o gestor.
E com esse indicador fica fácil ver quais FIIs tem alinhamento com cotistas ( + receita = + geração de valor para cotista e gestor) ou quais são boas fontes de renda para quem administra ( menos receita, taxa constante // taxa de performance feita para ser cobrada sempre)