Livro Literatura e Ficção
A barca dos homens
Autran Dourado
Autor brasileiro pra mim até então desconhecido. Nosso contemporâneo, falecido não faz muito tempo. Livro bem interessante, com cortes psicológicos dos personagens, mostrando suas angústias, dúvidas, medos, etc. A história em si é simples, mas a forma é de alto nível. Abaixo a sinopse do livro:
A barca dos homens é considerado o primeiro grande romance de Autran Dourado. É, como o próprio autor define, uma "história de caça e pesca". A trama gira em torno da perseguição ao inconsequente Fortunato, um deficiente mental que teria roubado uma arma. A ameaça sacode o pacato cotidiano e começa a mexer com a realidade e com os sonhos de habitantes e veranistas de uma ilha no litoral brasileiro.
Aqui, a iminência de um perigo gratuito e irracional faz aflorar sentimentos e desejos ocultos. Logo vem a revelação inevitável: ninguém é o que parece. Forças reprimidas surgem com a energia de uma ressaca, em ondas que ameaçam arrebentar tudo, mas que, por algum motivo, acabam fracas, "lambendo" a areia da praia. Como no mar, o ciclo recomeça e, um dia, pode ser que o final seja diferente.
Autran Dourado nos guia pelo microcosmo, até então tranquilo, da população humilde da ilha. Nesse passeio, conhecemos o rude tenente Fonseca, o despertar da rica Maria, a agonia de Frei Miguel e as vidas de tantos outros personagens. Em comum, todos parecem sentir de alguma forma a repressão que caracteriza suas existências e a vontade crescente de dar vazão a seus anseios.
Ao criar o quadro social e psicológico de uma comunidade, Dourado envolve o leitor com imagens fortes e personagens com características mitológicas e reais.
Ver mais detalhes e avaliar