Sei que o site está repleto de exemplos de mindset da miséria, mas quero compartilhar um episódio que aconteceu comigo, para tentar ajudar os colegas que tanto já me ajudaram aqui.
Semana passada, minha mulher me disse que a TV da sala estava quebrada.
A distância do sofá para a televisão é considerável, por isso precisávamos de uma televisão grande (60'' ou mais).
Depois de algumas pesquisas, compramos a bendita TV, por R$ 4.200.
Temos condições? Temos.
Mas, ainda assim, eu visivelmente senti o baque. Tanto que a minha mulher disse: "não fique triste, não fique com essa cara de abusado.
Você deveria era estar feliz por ter condições de fazer essa aquisição!"
Certíssima ela! Mas eu não me convenci. Passei o final de semana querendo economizar.
Não economizamos, mas eu fiquei chateado por nós termos gastado uns 600 reais numa noite só. Isso (e outras coisas) literalmente tirou meu sono no sábado. Eu só fui dormir às 5h da manhã.
Discutimos sobre isso. Mais uma vez. O clima ficou ruim. Nossas discussões sobre dinheiro normalmente se dão porque eu quero poupar muito enquanto ela quer poupar e gastar.
Enfim, hoje, após ler novamente sobre o mindset da miséria (porque eu já tinha lido) e escutar bode do Bastter #22 (excelente, por sinal), reconheço a falta no meu comportamento.
Eu gosto de filmes, séries, videogames. Nossa filha gosta de assistir TV na sala. Nós temos condições. Então por que ficar se martirizando por isso?
Perdi/estraguei o final de semana por causa disso. Economizei (ou tentei economizar) dinheiro, mas
perdi a paz. E não valeu a pena.
Bom, pelo menos estou aprendendo. Essa foi mais uma voadora da vida...
P.S: no final das contas, a TV nem estava quebrada. Só estava com mau contato na tomada, isto é, a tomada não estava enfiada direito.

Fui esperto o suficiente para não esfregar isso na cara da minha mulher.
E a TV nova não será devolvida. Ficaremos com ela!
Valeu, galera!