Olá, pessoal.
Sou novo aqui como assinante e esse é o meu primeiro post. Espero que minha dúvida ajude outras pessoas em situação similar.
Eu estou vendendo um terreno e vou receber o recurso por esses dias. O valor é 30 vezes maior que o meu aporte mensal e fico com medo de fazer alguma merda (tenho histórico de sardinhice).
Vou contar um pouco do meu histórico. Fiquei durante uns anos na pandemia desempregado, queimei quase toda minha reserva e investimentos que estavam 100% em renda fixa e tesouro direto. Já havia aplicado na renda variável no passado, até 2018, mas zerei posições em todo tipo de renda variável devido ao trauma com o tombo que levei em Bitcoin e Shitcoins (aportei tudo na alta e vendi na baixa, mas valeu o aprendizado com minha burrice rs...).
Felizmente nunca me meti em dívidas e minha despesa hoje é muito baixa (tirando o aluguel rs...).
Arrumei emprego no final de 2021, regularizei o terreno que coloquei a venda (morri nas taxinhas de cartório) e hoje em 2022 recomecei há 2 meses aportando quase do zero em FII, Reits, Stocks, Ações, Cripto e Tesouro Direto. Tomei coragem para voltar a renda variável, ainda com um pouco de medo.
Estou seguindo os ativos de cachorrinho verde e azul e saindo de uns ETFs que alguns amigos sugeriram (sim, BUCHETTI total, estou me corrigindo). Montei uma carteira com umas 13 ações, 15 stocks, 14 reits, 8 fiis e 2 criptos (BTC e ETH). Renda fixa somente IPCA+2045, Tesouro Selic e NuConta em função da liquidez pra emergência.
Bom, estou ainda definindo os %. Minha estratégia a princípio é pegar o recurso da venda do terreno, colocar metade no Tesouro Selic, outra metade na Nuconta. Todo mês eu saco 5% da Nuconta, junto com o meu aporte mensal do salário e distribuo entre esses ativos. E aí acredito que o Bastter System vai me ajudar. Seria uma forma de aportar mensalmente, diluir o risco com preço médio (isso faz algum sentido?) e entrar no variável aos poucos, sem euforia.
Confeço que perdi algumas noites pensando sobre o q fazer, até chegar em alguma decisão em que eu consiga pôr a cabeça no travesseiro (que vez e volta eu mudo algumas coisas).
Mas queria antes saber como vocês orientam no caso de receber uma bolada de uma vez. Estou sendo muito sardinha ou faz algum sentido?
Meu objetivo é formar patrimônio, longo prazo.