Olá pessoal.
Sou servidor público a 8 anos, Méd. Vet., trabalho na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Defesa Sanitária no estado do RS. Mesmo com todos os defeitos do serviço público, como ingerência política e falta de autonomia para inovação, possibilidades de crescimento na profissão muito baixas, considero que minha remuneração como servidor ainda é satisfatória. Próxima de X reais brutos. Ainda sou lotado na minha cidade natal e consigo uma significativa renda extra na atividade agrícola, da propriedade da minha família, cerca de X/3 reais mensais, na qual realizo assistência técnica e atividades gerais e recebo por comissão sobre a produção leiteira (45 vacas em lactação) e produção agrícola (cerca de 110ha)
Nos últimos dias, meus pais decidiram parar com a atividade leiteira devido a idade e a dificuldade de conseguir mão-de-obra disponível, mesmo com a excelente remuneração que pagamos. Eles já estão com mais de 55 anos, bom capital acumulado e de forma correta e com meu apoio, estão decidindo aproveitar mais a vida. Ainda continuaremos com as atividades agrícolas e produção de gado de corte, mas a minha renda mensal irá ser reduzida em cerca de X/5 mensais.
Paralelo a essa situação, recebi uma proposta, ainda em estudo, aí no setor privado, para gerenciar uma propriedade de produção leiteira, com 350 animais em lactação e investimentos sendo efetuados para partir para 600 vacas em ordenha em um futuro bem próximo. Essa propriedade fica a 100 Km da minha cidade natal, e vou conhecê-la nos próximos dias. Quando iniciei a faculdade esse era o meu sonho: gerenciar uma grande propriedade de leite. Ainda não tenho conhecimento da proposta, a minha cabeça está girando e pesando diversos fatores:
- Estabilidade do serviço público: na minha área de atuação a demanda ainda é muito grande (não é um cargo em extinção).
- Minha noiva trabalha em hospital na cidade vizinha (ficaria inviável que ela me acompanhasse no momento).
- Insegurança do momento: (posso sair e não dar certo e aí estarei desempregado)
- Tamanho da operação: O gerenciamento de uma grande propriedade rural (no qual não tenho experiência)
- Largar a minha propriedade (familiar) e a possível decepção que isso causaria nos meus pais. Pois devo tudo que tenho a eles e ao meu esforço, tenho boa relação na propriedade e trabalhamos bem juntos.
Dito isso, se conseguirem me dar alguns conselhos sensatos, ou não, de como avaliar essa situação de uma forma mais racional e menos emocional, agradeço.
OBS: tenho 30 anos, sou formado a 8.