A questão é o seguinte, desde que iniciei minha trajetória profissional sempre fui CLT, lá se vão quase 20 anos trabalhando nessa modalidade, porém de uns tempos pra cá me surgiu o questionamento (interno comigo mesmo sem debater isso com ninguém e nen reclamação) e agora isso tá mais firme ainda que é a questão do quanto o regime CLT (podemos chamar de Renda Fixa/ salário fixo) te empobrece aos poucos e vc percebe aos poucos.
No momento atual que vivemos (inflação alta e blablabla) percebemos claramente no dia a dia o quanto nosso poder de compra diminui e a renda não acompanha, dou exemplo do meu caso, eu não considero que meu salário é ruim, pelo contrário até por conta do cargo que ocupo (coordenação) e tempo de Empresa o salário é acima da média da população porém percebo indo no mercado, viajando, abastecendo o carro etc... o quanto em termos reais estou claramente ganhando menos do que 2/ 3 anos atrás mesmo tendo o salário reajustado pelo dissídio (que é uma ilusão pois não acompanha a inflação) e aumento de salário.
Vejo que quem trabalha com ganhos variáveis por exemplo que é representante comercial e ganha por comissão sempre consegue acompanhar os reajustes considerando que na maioria dos casos o vendedor ganha uma comissão (percentual) em cima do produto que ele vende, então se ele vendia o produto por 100,00 e agora vende por 150,00 ele continua ganhando a comissão dele de 1%, então na prática ele não sente (ou sente bem menos) no bolso essa diferença.
Estou chegando a conclusão que essa modalidade de ganho não se sustenta, é um negócio bem fora da realidade, onde vc fica cada vez "mais pobre" e as vezes não percebe.
Renda fixa (no caso estou falando do trabalho mas também entra a tal da "renda" dos investimentos) é uma ilusão.
OBS: Eu sei que isso é culpa somente minha, pq não controlamos a inflação i talz, e que EU devo correr atrás de outras rendas de ganhar mais i talz ou então sempre continuar evoluindo p talvez ganhar mais mesmo sendo CLT, mas não é esse o ponto.
O "conceito" como diz o Bastter é a reflexão para chegar a conclusão que o regime CLT tem empobrece (emburrece) aos poucos (ou rápido) e qdo você se dá conta a sua renda ao invés de aumentar com o tempo na verdade diminuiu.
Gostaria da opinião de vocês sobre esse raciocínio se está correto ou não é bem assim.
Obrigado a todos.