Boa noite pessoal,
Após 3 anos na RV (DT futuros) e perdas absurdas, reconheci minha imbecilidade e doença que desenvolvi no DT (Jogo Patológico) e finalmente consegui abandonar esse porcaria que estava acabando com a minha vida física, emocional e financeira (nem vou citar valores, mas foi algo MUITO pesado).
Um dos grandes influenciadores na minha mudança foi o Bastter e esse fórum, apaguei a conta de DT da corretora do demo (X*), aplicativos imbecis de mercado em tempo real, voltei pra academia, criei uma conta simples em corretora de um banco grande azul (sem homebroker), virei Bastter Blue e mudei meu mindset.
Infelizmente, ou felizmente, as perdas financeiras geraram um trauma psicológico de aversão a gráficos, volatilidade da RV e tudo mais de podre envolvido nisso, sendo meu foco atual (após ler o FAQ) somente em RF.
Criei uma caderneta de poupança e já construi uma RE para 6 meses.
Já iniciei minha carteira de RF em TD+ 2035 sem cupons para levar até o vencimento, visto que tenho uma meta aos 50 anos de casa própria
Pago todas as contas possíveis no início do mês, já tenho os gastos fixos programados, para saber o quanto posso ter de gastos esporádicos.
Tenho feito aportes mensais de 30k há 3 meses divididos nas 4 semanas (2,5k segunda, quarta e sexta) independente da taxa diária - abro em hora aleatória, compro e fecho o aplicativo. O que sobra vou jogando pra RE.
A minha dúvida é a seguinte, considerando diversificação e risco sistêmico:
- Por ser um grande montante de volume aportado até o prazo de 13 anos, estou satisfeito com uma menor rentabilidade do VNA gerada pela atuação do tempo + juros compostos. Valeria a pena reservar pelo menos 10-20% dos aportes para FIIS + ações, sendo que defini um prazo para resgate?
- Já utilizei corretora internacional para Stocks + REITS, porém não me adaptei a questão de retorno do capital (avaliar taxas do intermediador + taxa de câmbio - não estou mais com estômago pra essas contas) e burocracia inerente da internacionalização do patrimônio com grande volume longe de mim.
- Qual seria o risco sistêmico da carteira em termos de me f* no futuro na hora do resgate? Calote do ONREVOG?
Se puderem me ajudar com a evolução do meu raciocínio agradeço muito pessoal.
Abraços.
Felipe.