39 Sobre compras compulsivas e o acaso comentada em 12/04/2025 16:33 #PAS Rebelde em 10/04/25 9:35 comentada em 12/04/2025 16:33 Data original: 09/08/2022Recentemente visitando um shopping entrei em uma loja de colecionáveis e me apaixonei por dois action figure de star wars, que sou fã. Eram duas peças na escala 1/6, que ficariam perfeitas em minha escrivaninha. O preço era bastante salgado - R$ 5500 somando as duas - porém tendo reserva de emergência em boa quantidade e bem alocada em poupança e tendo aportes mensais consistentes me senti à vontade para comprar. Peguei as peças e fui direto ao caixa. Aí começou o azar da loja: maquina de cartão sem bateria. O vendedor muito educado pediu desculpas e deixou carregando, enquanto solicitou ao depósito da loja outra máquina. Aguardando a outra máquina chegar comecei a refletir sobre o valor, quanto quantas horas de trabalho estavam ali etc. A máquina chegou e fui pagar por aproximação: fora do limite para cartão virtual, deveria usar o físico que estava com minha esposa. Pedi licença ao vendedor e disse que iria pegar meu cartão. Encontrando minha esposa resolvemos tomar um sorvete na volta da loja, e enquanto caminhávamos pelo shopping percebi que perdi completamente a vontade de adquirir as peças. Retornei à loja, agradeci ao vendedor e disse que estava sem limite. Na volta para casa, a sensação de #PAS e de ter escapado era indescritível, me senti 5 mil reais mais rico. Desde então mudei radicalmente minha estratégia para comprar qualquer coisa não essencial. Adiciono à lista de desejos do site e espero 1 a 2 dias, se depois disse eu ainda quiser aí sim compro. O "azar" da loja me deu grande aprendizado. Já aconteceu parecido com alguém? Usam alguma estratégia para escapar da impulsividade? Voadoras são bem-vindas, estou aqui para aprender! Ver outros ressucitados