Muito bom dia!
Vou poupa-los de delongas desagradáveis. Resumindo, final do ano deixo o serviço público para 100% no mercado privado! Preciso definir com rapidez o nome da minha nova Empresa.
Contextualizando. Estou professor em Instituto Federal desde 2009, no penúltimo nível da carreira. Mas resolvi olhar para o lado para outras possibilidades. Fiquei impressionado com as portas que se abriram numa "facilidade"!
Esbarrei meio que "por acaso" na Yoorin Fertilizantes, uma empresa decana com boa parte do portifólio com certificado para agricultura orgânica com celo do Instituto Biodinâmico, um dos mais exigentes.
Preços dos fertilizantes competitivos com os convencionais, inclusive fonte de potássio 1/3 MAIS BARATO, e livre de cloro, rico em silício (dois bons benefícios).
Ao que interessa.
Não penso simplesmente em VENDER os fertilizantes. Como assim? Não é um ou outro fertilizante ou produto que trará bons resultados ao produtor e meio ambiente, e sim o conjunto de insumos e manejos que maximizarão a produção.
O propósito é uma venda técnica, passando por uma anamnese com o produtor, com os colaboradores (esse povo sabe e fica quietinho quietinho), avaliações de solo, do sistema como um todo. Daí posiciono meus fertilizantes adequadamente e procuro identificar e orientar sobre limitadores do processo produtivo.
No mercado há várias empresas que trabalham com agricultura de precisão. A AP consiste em fazer um gride da área (dividir área em quadrantes de 2 a 5 ha, amostra cada quadrante e gera um mapa de fertilidade. De posse do mapa, regula equipamento para aplicar em taxa variável (onde está mais pobre mais adubo, onde é mais fértil menos adubo). Não vou fazer isso, mas os mapas serão úteis para efetuar recomendação.
A AP custa uns R$60/ha. Baratinho, agora multiplica esse valor para uma área de 1000 ha.
Isso para esclarecer um ramo da agronomia muito bom, mas usado bem mais ou menos.
Serviços da Bonmec Ltda.
Principal:
-Representação comercial da Fertilizantes Yoorin
Auxiliares:
- amostragem de solo direcionada (por índice de vegetação ou mapa de produtividade da área)
- avaliação da qualidade física do solo (compactação e densidade)
- recomendação de adubação conforme solo e expectativa de produção
- avaliação e orientação sobre qualidade das operações agrícoloas (o capricho nas lavouras que fazem a diferença).
De cara, sou Dr. mas, como diz a canção "só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei".
Nomes em avaliação. Fiquem a vontade de sugerir. Mas gostaria que seja algo com significado, uma proposta de valor.
1) Evoluir agronomia de precisão
2) Evoluir precisão na agricultura
3) Evoluir
4) sugestões da comunidade