Link para o FAQDividendos e payout altos devem ser sempre consequência de empresas com alta geração de caixa e saudável.
Pagar muitos dividendos por si só pode ser um alerta, principalmente em empresas que começam a vender ativos geradores de caixa para distribuir dividendos a favor do acionista majoritário:
"A governança na ELPL, que iludiu sardinha, foi mais ou menos o seguinte, nessa época de 2012:
DY na casa de 20%. Sardinhada tudo ia "aposentar" com ela. Só que o payout estava alto não pela geração de caixa operacional, mas pela geração de caixa no FCI através da venda de ativos (desinvestimento).
Ou seja, tinha um payout e um DY não recorrente e insustentável, mas os sardinhas que só olhavam dividendo atolaram nela.
A Petrobrás foi um pouco parecido no aspecto do caixa, payout alto que não vinha do FCO mas sim da FCF (diferente da ELPL que estava vendendo ativo, a PETR estava fazendo dívida pra distribuir dividendo).
O que se aprende com esses dois casos é que tem sempre que olhar de onde tá vindo o dinheiro do dividendo, se for do FCO, ok. Se for do FCI ou FCF, péssimo sinal de um rolo muito provável lá na frente. No caso da PETR, deixando de lado a questão da corrupção, dava pra "prever" isso lendo as DFCs anos antes da bomba estourar."
Entenda:
Bastter Blue > Manual > DividendosContribuição de Tesla
Atualizado em 2018