Link para o FAQNão sigam modinhas
Não sigam coisas radicais
Não acreditem que nenhuma comida ou dieta vai mudar sua vida
Tentem ir vendo o que da para saber q eh certo e ir melhorando aos poucos
Toda coisa radical tende a ser bullshit
Toda modinha eh bullshit mesmo q nao seja
Tudo que vai fazer você ficar magro, forte, saudavel so porque come isso ou aquilo ou deixa de comer isso ou aquilo é bullshit
Tudo que vai fazer você emagrecer, ficar forte, o que for rapidamente é bullshit
Tudo alimentar que cura cancer ou cura doenças é bullshit
Tudo que funciona para todos igualzinho é bullshit, as pessoas são diferentes
Não existe dieta perfeita e o problema está no ser humano. Todos sabem o que tem de fazer, o problema é fazer.
Em suma. bom senso
Regras gerais:
1- Não entrar na moda, dieta, conceito de cara. Esperar um tempo para ver onde vai dar antes. E mesmo que entre procure absorver os bons conceitos e não transformar em religião.
2- Como acontece as vezes, ate algum remedio que foi testado por 4 anos (normalmente é a media de tempo de testes), depois de 10 anos começa a dar problemas muito graves.
Com alimentacao é assim tambem, como quando as pessoas vao fazer exercicios em jejum e desmaiam por estarem fracas.
Deixe que os outros testem para você por ao menos 2 anos ou até mais antes de tentar qualquer novidade.
Se for dando problemas nos outros , ao menos dá tempo de você parar antes. E normalmente as modinhas desaparecem em alguns anos.
3- Quando comecam as revistas de banca de jornal (que nao sao as cientificas) a colocar "dieta tal emagrece 10 kg em 2 dias", "dieta nao sei o que faz perder 20 cm de barriga em 3 segundos" e outras coisas deste tipo, pode estar CERTO que é besteira, pois nada extremo funciona a longo prazo.
OU eh extremo, OU eh longo prazo.
Ateção também que só por estar em uma revista cientifica não quer dizer que seja certo. Picaretas pegam muitos artigos puramente experimentais em animais e tratam como se fosse prova absoluta.
4- Pergunte para alguem que você confie e NAO esteja ganhando nada com isso.
Por EXEMPLO, pergunte a seu medico ou outro profissional se ja o conhece faz muito tempo e confia.
Se for um medico ou profissional que te indica o Produto e a Farmacia ou Lugar onde comprar, desconfie porque é bem provavel que ele esteja ganhando para indicar aquilo.
5- Pode também utilizar a bastter.com para tirar suas dúvidas , pois sempre tem varias opinioes com varias visoes diferentes, de pessoas que não estao ganhando nada se vc fizer dieta 1 ou dieta 2.
Enfim, só uns passos para talvez ajudar quem eh leigo e TAMBEM quem trabalha na area a distinguir bullshit de coisa séria.
Tenha em mente que dietas alimentares são muito difíceis de serem testadas pois precisa de uma população enorme comendo a mesma coisa por anos e anos e anos para se concluir qualquer coisa e muitas vezes nem assim. Logo, tudo recente que diz ser comprovado tende a ser mentira pois não há tempo para comprovar nada. O ideal é não seguir dietas mas sim, ir educando sua alimentação progressivamente tirando coisas comprovadamente ruins aos poucos e incluindo boas. Mesmo assim não há como ter certeza então varie.
Texto do @Stoic
ome cuidado com essa história anti-indústria. Esse é um dos passos para formar cultos alimentares. E assim fazer pessoas tratarem alimentação como análogo de religião.
O primeiro passo para formação de um culto alimentar é a criação de doentes imaginados. Se você come e não tem o corpo 100% sarado, tem alguma doença auto-imune, teve câncer, sente dor, não se concentra é porque você come glúten demais, toma lactose, consome processados...
O segundo passo é a identificação dos líderes carismáticos. Amplamente divulgados pelas redes sociais. Espécies de gurus que vivem uma vida livre de todos os males alimentares e que tem aparência (só aparência) de ser 100% saudáveis. Toda a verdade está contida no que eles dizem e os fatos científicos não significam nada perante aos músculos ou magreza dessa líder.
O terceiro passo é a criação de inimigos imaginários. A indústria farmacêutica quer que você coma mal para produzir doenças, a indústria alimentícia está conspirando com eles. Toda cura pode ser encontrada via alimentação e isso não é divulgado porque não gera dinheiro.
Por fim a sensação de pertencimento. De repente o indivíduo não é mais um pária alimentar que está obeso por comer demais e fazer exercício de menos. Ele foi enganado a vida toda. Mas agora em seu novo grupo é só questão de tempo para que o glúten, a lactose e os corantes saiam do corpo para ele alcance a vida saudável.
Toda vez que alguém diz que indústria age contra pq não tem interesse financeiro essa pessoa está lucrando. Tá cheio de gente ganhando dinheiro com app de jejum, atraindo cliente via Rede social ou vendendo livros ou cursos de jejum intermitente.
Na vida real a indústria pega o que foi estudado de jejum e tenta criar um medicamento que consiga um dos benefícios. Um exemplo disso é o sirolimus que inibe a cascata mTor.
Texto do Giovanni:
opinião anedótica:
o que sabemos com certeza que funciona para a maioria que não tem nenhuma doença/distúrbio afetando os hormônios (e se tiver, já saberia que tem e estaria sob orientação médica):
Qualidade:
- Quanto menos processado, melhor (o que a Luciana sempre coloca aqui)
- Quanto maior diversidade de alimentos que atenderem o critério anterior, melhor
- Fibras = always good
- Água não faz nada demais se ingerida em excesso mas prejudica tudo se ingerida em déficit;
Quantidade:
Comida + metabolismo basal + exercícios = Mudanças no corpo + energia
Se você comer menos do que gasta, vai perder peso ao longo do tempo
Se você comer mais do que gasta, vai ganhar peso
Se comer igual mas se exercitar mais, vai perder peso ao longo do tempo
Erros comuns:
- Achar que vai saber exatamente quantos kcal seu corpo consome;
- Achar que vai conseguir calcular exatamente quantos kcal sua comida tem
- Achar que as kcal do Strava ou outro app são corretas. Normalmente são estimadas para cima e você gasta menos do que imagina em exercício de intensidade moderada.
- Déficit enorme: famosa dieta que começa segunda feira comendo 1 maçã e água e na sexta feira a pessoa não aguenta e come 5 lanches seguidos
- Por fim algo pouco falado é que 1 kcal de proteína é diferente de 1 kcal de carbo ou gordura. Cada tipo de macronutriente gasta calorias também para ser ingerido, sendo as proteínas as que gastam mais. Isso leva as pessoas a calcularem exatamente as kcal mas terminarem com déficits muito grandes e acontecendo os efeitos do item anterior.
Retornos de longo prazo na alimentação só vem se conseguir inserir hábitos saudáveis e manter sempre. Emagrecimento "real" só vem se perder o excesso e se manter magro por anos, não apenas por um tempo. É possível emagrecer só mudando a alimentação, mas sem exercícios na rotina é difícil manter isso no longo prazo