Há uns 5/6 anos, após minha esposa (na época namorada) se formar, decidiu não seguir uma carreira tradicicional e seguir como profissional liberal, fora da área dela.
Desde então venho apoiando como posso: além do apoio moral, já investi alguns milhares de reais em cursos e equipamentos, criei um ecommerce pra abrir mais um canal de vendas, etc.
Vejo ela bastante empenhada em crescer e não dá pra dizer que esse esforço não traz resultado. A qualidade do trabalho dela evoluiu demais e os seguidores nas redes sONciais crescem lentamente.
Mas a realidade é que até hoje ela paga pra trabalhar. Se colocar na ponta do lápis as despesas com educação, equipamento, transporte, alimentação, marketing e as comissões o negócio com certeza tá no vermelho (além do meu apoio, o pai dela também paga algumas despesas de marketing).
Como é um negócio necessariamente presencial, durante a pandemia eu entendia o negócio estar estagnado, mas hoje em dia simplesmente me parece uma péssima carreira. É um trabalho pouco flexível e que consome os horários "premium" da semana. Ela trabalha diretamente com os clientes, sem possibilidade de trabalho remoto e os horários com mais demanda são fins de semana e feriados.
Há alguns meses essa situação começou a pesar. Estou longe da família e amigos, em uma cidade que é melhor pra carreira dela (eu trabalho remoto), sem apoio financeiro e nos meus momentos de lazer estou sozinho e não posso viajar pra minha cidade pois ela está trabalhando.
Enfim, nem sei sobre o que é esse tópico. Escrevi pra organizar as ideias e talvez conseguir uma segunda opinião seja legal pra me ajudar com isso.