‘Ninguém ganha dinheiro com ‘day trade’’, diz Barsi, maior investidor da Bolsa
Bilionário está lançando autobiografia “O rei dos dividendos”
Maior investidor pessoa física da Bolsa aos 83 anos, o bilionário Luiz Barsi Filho rechaça a obsessão pelo curto prazo e diz que brasileiro foi “induzido a ser um agiota”.
— O brasileiro não aprendeu a ser disciplinado na Bolsa e é alvo disso. Esse pessoal não vai ganhar nunca — critica.
Barsi falou à coluna pela ocasião do lançamento de sua autobiografia, “O rei dos dividendos” (Sextante). Leia abaixo alguns trechos, editados e condensados, da conversa.
No mercado de hoje, ainda é possível ter nascido pobre e ficar bilionário com a Bolsa, como aconteceu com o senhor? Um dos maiores mitos é que isso seja impossível. Também é mentira que seja preciso já começar com muito. A Bolsa permite que, de migalha e migalha, se forme um patrimônio. Eu comecei comprando mil ações por mês, o que dá para fazer com poucos recursos. Fiz isso por décadas. Mas é preciso disciplina.
Como o senhor vê a moda do “day trade”? Não conheço ninguém que tenha ganhado dinheiro de verdade com “day trade” (comprar e vender no mesmo pregão), alavancado ou com derivativos. O mercado é concebido para estimular o cidadão a vender e comprar o tempo todo. Tem gente que vem me procurar, e me dá pena a carteira deles. Muitas instituições fazem o investimento não para dar ganho para o cliente, mas para si próprias. O brasileiro não aprendeu a ser disciplinado na Bolsa e é alvo disso. Esse pessoal não vai ganhar nunca.
‘Ninguém ganha dinheiro com ‘day trade’’, diz Barsi, maior investidor da Bolsa | Capital | O Globo