Frequento o site há 2 anos, assino há 1 ano e foi um das melhores coisas que já fiz para ter paz.
Comecei a investir pelo tesouro direto há 3 anos. Como não entendia nada comprava o título que estava pagando a maior taxa. Depois que vim para cá, deu para entender para que serve cada titulo. Peguei o fundo dos títulos e quando começou a subir fiz tabelinhas no Excel para saber se valia a pena vender e recomprar, pois em 2045, ia dar diferença de 2.000,00... Estudei, estudei e de fato concluí que não tinha tempo para gastar com continha e só ia girar patrimônio. Mas foi f... dá uma FOMO da porra não ter título com taxa alta, mesmo perdendo 2 anos de juros e vendendo abaixo do valor de compra.
Antes de começar a investir em 2018, fiz uma tabela das ações que pagavam maiores dividendos, caceta, só entendi e aceitei de verdade esse ano e depois de ler, estudar e refletir, que 10+2 = 12. Tem trilhões de notícias de carteira de dividendos, foi a sardinhice mais difícil de tirar do cérebro, gruda igual chiclete.
Enfim montei minha carteira no fim de 2021, quase me caguei qd comprei ação dia 27/12 e ela não caia, já tava pensando em acionar o BH64... e seguia com os aportes, até estourar a guerra da Ucrânia.
Vendi todas as ações no outro dia que tinham subido de valor em relação à compra. No fim fiquei só com a MGLU3 (tava barato e podia ser uma boa oportunidade de... ...ferro). O dinheiro que "ganhei" nas vendas das ações foi menor que a metade da valorização da MDIA3 teve no período. Acompanhei cotação quase diariamente nos 2 primeiros meses da guerra, vendo se tava na hora de recomprar mais barato ou se tava ficando muito caro pra recomprar, nesse período deixei de aproveitar a companhia do meu filho pequeno ou de executar melhor meu trabalho vendo cotação, deixei de dormir mais cedo, ver um filme com a minha esposa, já estava incomodado com isso. O Paulo publicou um texto sobre 4 letrinhas que mudam sua vida. Foi aí que percebi que não tem como ser assim, é impossível ser saudável e feliz se torturando com cotação, é uma doença. Fiquei 2 meses refletindo, depois reli o roteiro dos iniciantes e focando na minha família, voltei a pedalar, comprei uma bike para o meu pequeno, melhorei minha dieta, talvez devesse ter ficado até mais tempo afastado e só na poupança. Mas retornei e tento comprar o que o BS indica, pois ainda é muito forte querer achar, dentro da minha carteira ideal, uma pechincha, a hora certa da compra, o dia em que a ação cai 15%, mas cada vez mais entendo que seguir o BS é paz, e que o momento da compra não faz diferença na frente, e sim aporte e tempo, ou seja trabalho e paciência.
Durante uns 2 meses ficava ansioso com o salário cair para aportar, mas até essa ansiedade tem passado. Teve um mês que aportei o salário da babá e tive que tirar da RE de tanta ansiedade. Marquei um dia fixo, mês passado tive gastos extras, não aportei, mas não sofri, mas uma vitória, justamente quando começamos a pedalar valendo... até comprei uma bermuda com almofada que não me acostumei até hoje (me sinto molestado hashaushahsh).
Desde que minha outra filha nasceu escuto os bodes ninando ela, comecei no 02 e já estou no 105, ajuda a fixar as ideias e manter a sardinhice baixa, o Alou as vezes acorda ela... mas tá valendo.
Outra que aprendi, e é muito real, não deixar o BUCHETTI entrar, as vezes avatares postam coisas que nunca escutei ou li, vem voadoras e agradeço por não saber aquilo, me dá paz.
Entendi nesse tempo que não prevemos o futuro, que nada é aagarantido e principalmente que não tenho tempo eterno, nem para avaliar balanço de empresa, nem pra fazer tabela de excel de continha, menos ainda pra perder com cotação, notícias, youtuber e o escambau, inclusive já acho que gastei tempo demais meu escrevendo e de vocês lendo, mas gostaria de compartilhar essa caminhada e agradecer a cada um de vcs com gotinhas diárias de sabedoria e paz.
Valeu demais Bastter e bastter.com, demais mesmo, minha família e meus filhos agradecem. Que Deus abençoe vocês pelo bem que me fizeram e fazem.