Esse post é sobre empreendedorismo
apenas.
Estou querendo empreender no mercado digital pra ver se consigo melhorar a renda do meu trabalho.
Vi esse gráfico num livro de Marketing teórico de um professor muito conceituado.
Ele mostra que uma nova tecnologia surge do nada, "acaba bombando", depois decai muito por causa de produtos ruins e aí volta para o equilíbrio com produtos de qualidade;
Ver maisEsse gráfico não tem nada a ver com ações. Ele mostra o que acontece quando surgem novas tecnologias e a reação geral da sociedade.
Aí eu tava pensando:
"Nossa... Isso parece bastante com o que aconteceu com os cursos online".
Aí rabisquei esse gráfico aqui só de brincadeira.
Ver maisÉ só um exercício de criação...
1) Curso online foi novidade, aí ninguém deu a mínima.
2) Depois todo mundo viu que tinha como lucrar e o mercado saturou com excesso de curso horroroso e golpista feito de qualquer jeito só pra vender e enriquecer algumas pessoas
3) Isso começou a parar de dar certo, pois todo mundo viu que os cursos online eram uma porcaria cheia de promessas milagrosas que não foram cumpridas
4) Ninguém mais acredita nos anúncios da internet
5) Pessoas honestas começam a querer criar cursos de qualidade pra vender de forma ética
6) Nova onda de cursos de qualidade começam a surgir, agora sem serem feitos por charlatões
6.5) Charlatões também tentam entrar com cursos honestos mas ninguém acredita neles e eles nem conseguem gravar isso pois são charlatões rs
7) O mercado aceita essa nova tecnologia como algo normal e agora tudo fica mais equilibrado
Enfim, foi só um exercício criativo de empreendedorismo.
Eu sou músico e vi esse nicho lotado de curso PODRE com promessas mentirosas no marketing enganando muita gente.
Hoje ninguém acredita mais nessas porcarias, pois quem compra um curso e descobre que é uma porcaria vai falar pra todo mundo. Enfim... Aparentemente as vendas caíram muito.
Eu acho que estamos MAAAIS OU MENOS naquele círculo amarelo alí, com X verde.
Pode ser uma boa oportunidade pra quem gostaria de criar um produto digital, seja um livro, um mini curso, enfim, e vender na internet pra ajudar na renda.
Penso em fazer isso pra mim, pois seria uma forma de focar no meu trabalho e aumentar minha renda pra poder aportar melhor, melhorar minha qualidade de vida, ter uma fonte de renda diversificada e chegar na #pas mais cedo.
Você faria curso de alguma coisa?
Eu poderia talvez gravar um curso de como cantar, ou como aquecer a voz, por ex. Sou professor de canto. Enfim... Seria um produto com custo zero depois gravado e editado pra ficar vendendo enquanto eu continuo trabalhando.
(Eu não ensino e nem oriento nada sobre isso, nem sei recomendar qualquer pessoa que faça isso. A única coisa que posso fazer pra ajudar é pedir pra se afastarem de quem fica vendendo curso de como vender curso e prometendo faturar 100 mil por mês.
O livro se chama Unbound Marketing, do Rafael Kiso. É bom pra leigos. Todo mundo deveria estudar um mínimo de marketing pra empreender.)