Tenho um amigo (Amigo A) que conheço a muitos anos. Mais de 10 anos. Junto com outro colega (Amigo B), o conheço e tenho contato próximo com ambos.
Hoje trabalhamos remotos em empresas diferentes, mas desde que trabalhávamos juntos, a alguns anos, ele (Amigo A) sempre jogou em site de apostas esportivas.
Pois bem, a pouco mais de 1 ano ele (Amigo A) começou a pedir dinheiro emprestado. Recebemos um bom bônus num evento administrativo da empresa antes disso, e por isso fiquei curioso e de certa forma preocupado. Era um bom montante de dinheiro, suficiente para tranquilidade por anos. De qualquer forma, emprestei sem mais perguntas.
Durante esse ultimo ano, foi um vai e vem de empréstimos e pagamentos, sempre com historias cada vez mais estranhas. E sempre quando pagava envolvia algo de apostas esportivas. Uma grande semana, um jogo muito bom, etc. Sempre quando pedia, envolvia a "recuperação".
Preocupado, falei com o nosso outro amigo (Amigo B) em comum, e mesmo desconcertado com isso, compartilhei o que acontecia, e para minha surpresa: descobri que o mesmo passava pela mesma situação.
Empréstimos, historias estranhas, geralmente nos mesmos períodos.
E a forma com que ele pede é sempre com alguma historia estranha, com uma supra explicação desnecessária, sempre tentando "provar" que precisa mesmo, com desculpas sempre diferentes.
Não sabemos o que fazer. Estamos vendo ele falar em pedir adiantamento de férias, decimo terceiro, e outras coisas. Já chegou a falar em estar com rombo (negativo) de -150k.
Somos jovens (casa dos 20). Ele é casado, mas acreditamos que a esposa não desconfia dos problemas.
Ele mesmo durante os pedidos de dinheiro admite não dormir, estar "desesperado" e precisando muito.
Não sabemos o que fazer e estamos preocupados. Pensamos em falar com os pais deles (que moram em outra cidade) ou com a esposa, mas tememos que ele se feche e se isole da gente e continue com o vicio, ou que brique com os pais ou com a esposa ao ser confrontado.
Obs: Já recebemos durante os pedidos prints de dividas de condomínio, dividas bancarias de dezenas de milhares de reias negociadas, cartões. E no pagamentos sempre prints do extratos dos malditos sites de apostas esportivas, mostrando ganhos altos.
Hoje e ontem ele pediu pra mim e para o Amigo B mais dinheiro, sendo que na semana passada o Amigo B já havia emprestado.
Enfim, não sabemos como lidar com o problema. Temos indícios também dele ter pedido para outros colegas de trabalho já.
Obs 2: Ele não sabe que eu e o Amigo B compartilhamos a situação um com o outro, até onde sabemos.
Alguém pode ajudar? Devemos nos "meter"? Temos ficado receosos com a forma q ele pede e conta do buraco em que está...