33 Charlatanismo médico 101 comentada em 21/12/2022 09:26 Saúde e Esportes Stoic em 20/12/22 9:54 comentada em 21/12/2022 09:26 Ontem saiu a notícia da Cláudia Rodrigues vendendo bens pra pagar 26 mi em uma “cirurgia” que promete curar a sua doença autoimune. Ela inclusive já estaria marcando turnê pra dois dias depois do tratamento. Eu nem preciso conhecer o procedimento pra saber que é charlatanismo no seu estado mais puro. E isso acontece com muita frequência aqui. Pessoas vendem carro, casa e fazendas e destroem a família por causa disso. A tática é muito simples e funciona porque o cérebro do paciente doente, emocionado, quer ouvir que alguém consegue resolver o problema deles. Às técnicas:1 - Parecer técnico A primeira tática é explicar o problema de forma a colocar termos técnicos sem contexto. Quanto mais esses termos forem do dia a dia da pessoa melhor. É por isso que falam em vitaminas, antioxidantes, regeneração cerebral e assim vai. Quem é da área identifica imediatamente a abobrinha que é. Mas quem não é se perde nos termos e aceita aquilo como uma explicação factível.2 - Promessa exorbitante O charlatão sempre promete o impossível. Ele diz que vai curar, resolver, devolver regenerar ou algo do tipo. Ele adequa a promessa a exatamente aquilo que o doente gostaria de ouvirSe o paciente ouviu que tem uma neoplasia incurável o picareta diz que vai tirar com a mão. 3 - Insinuar inexistência de riscoNada que é feito em medicina tem risco zero. Nada!Mas o charlatão cria estratégias para justamente fazer com que o doente acredite que terá todos os benefícios a um custo zero. Ele sabe que ser-humano e averso a perda. 4 - Inimigos imaginários Eles insinuam que há um complô internacional para impedir que ele cure as pessoas. Isso ativa viés messiânico. Ele é o salvador que está em batalha contra médicos, sociedades médicas, órgãos de regulamentação, papa e qualquer outro que falar que aquilo que ele faz é charlatanismo. 5 - Viés de sobrevivência Aqui entram os relatos daqueles que supostamente se curaram com seu método. Não importa se a taxa de sucesso é ridícula. Se ele vender pra 1000 pessoas ele consegue 30 pessoas que estão melhor pra colocar em vídeo. Os outros 970 são convencidos de que não era pra eles, ou que não conseguiram seguir o protocolo ou que chegaram tarde demais. E os 30 muito provavelmente não tinham a doença. Era sobre diagnosticadas ou então iriam melhorar por características da doença. Em medicina quase tudo melhora espontaneamente. Um dia paga!Eu tenho lidado com casos muito semelhantes e me deixa verdadeiramente triste ver uma atriz que eu acompanhava muito passar por isso. Mas eu acredito que dinheiro maldito sempre cobra o preço. E quem faz esse tipo de coisa um dia paga de alguma forma.