Então, eu não como. A única coisa que me faz comer é praticar esportes.
Eu não sinto fome. As vezes passo dias sem comer se tô dentro das minhas piras.
Eu passo muito mal, mas não sinto fome. É dos problemas de interocepção do autismo. A única coisa que me faz sentir fome é praticar esportes de altíssima intensidade.
Entenda, não é jejum intermitente, não é quaresma. Eu simplesmente não sinto fome e portanto esqueço de comer.
O sonho de muita gente, mas me causa um monte de problemas (choose your hard) que eu sempre fui administrando, especialmente depois que eu parei de atrapalhar a minha vida.
No geral, eu como muito bem - quando eu como - mas é difícil me organizar para uma coisa que eu não percebo (a lista de coisas cinzas na minha vida é imensa)
O pior é café da manhã. É normal na minha vida que eu só vá comer depois das 18h. Eu vivo um eterno ramadã. Desde de adolescência.
É ruim, é errado, me faz mal. Eu sei disso há anos, e vou contornando, lidando aqui e ali, aprendi mitigar o dano, a contornar os problemas graves. Mas é errado e eu sempre soube que é errado.
Só nunca foi prioridade na lista de coisas que eu me disponho a fazer ou mudar.
Eis que eu tô tomando a decisão de mudar um treco super importante na minha vida, e agora pelas análises do meu psicólogo (eu mesmo) a chance de dar certo sem eu organizar meus horários de alimentação beira o zero.
Aí eu poderia dizer:
- mas eu sempre fiz assim;
- eu sei lidar com isso;
- tá tudo bem pq eu compenso de outro jeito;
- mas eu faço isso pq [bote a desculpa do dia aqui];
- tem um monte de gente que vive assim;
- olha os artigos de jejum intermitente...
- os benefícios do jejum
- etc.
Então... É errado, sempre foi errado, eu sei muito bem que me faz mal, e sei que apesar de eu ser um ótimo administrador disso me faz mal.
Eu vivo "bem" apesar disso, muito melhor que muita gente, mas continua me fazendo mal.
Mas eu não posso ter o que eu quero sem mudar isso. Não dá para negociar, ou negociar só vai me frustrar pq está claro que não dá para mudar o que eu quero sem começar a comer igual a um adulto razoável.
Aí eu posso assumir esse busca agora, ou posso passar a vida toda me defendendo do mal que eu causo a mim. E reclamando que eu não tenho o que quero.
Mesmo que seja para desistir, pelo menos eu sei qual o problema eu preciso atacar e fazer isso em paz. Sem buscar soluções mágicas, sem negociações malucas, sem tentar contornar problemas concretos.
Mesmo que seja para falhar, eu pelo menos vou falhar em algo que tem o potencial de resolver meu problema.
Saber onde está errado te protege muito de ser burro.
Vamos ver se eu consigo comer, dia 1.
Ps. Já falhei, já não tomei café da manhã. Vou comer uma banana pelo menos para fazer algum certo.
Qualquer melhor é infinitamente melhor do que o meu pior.