Boa tarde, amigos. Sou beeem burro e talvez seja burro em dobro pois não consegui achar resposta para minha dúvida nas áreas de Tesouro Direto do FAQ. Então pergunto-lhes aqui:
Diante do aprendizado que venho conseguindo com a comunidade, resolvi criar uma meta com a minha dona Maria para irmos às Olimpíadas Paris-2024 com rendimento de investimento. E, como é um investimento com prazo, comecei a aportar no TD Selic 2024 no ano retrasado.
Quando viramos de 2020 para 2021, a opção de continuar o aporte mensal que vínhamos fazendo no TD-Selic-24 desapareceu... então deixei quieto lá o que já tinha colocado e comecei a colocar os meus aportes no novo título que estava disponível: TD-Selic-25. Agora que viramos o ano novamente, o TD-Selic-25 também sumiu e começou a opção do TD-Selic-26.
As minhas dúvida são: Estou certo em manter dessa maneira? Quando for retirar o valor lá no vencimento do Selic-24, retiro desses outros que comecei a aportar com o passar dos anos? O desconto do IR será maior para esses que eu vou retirar após 1, 2 anos né?
Aliás, uma dúvida extra que tenho é sobre a marcação a mercado. Já vi que a marcação a mercado não é tão preocupante para o saque do TD-Selic antes do vencimento caso ele esteja investido em longos prazos. Mas e para o TD IPCA?
Se eu começar a colocar hoje um valor para a minha aposentadoria no TD-IPCA-2045, que é o mais longo que temos hoje em dia, quando a opção de aportar nele desaparecer e eu começar a aportar em outro TD-IPCA que aparecer, vou ficar "a mercê" da marcação a mercado quando chegar lá em 2045 e for sacar o dinheiro deste outro que apareceu?