19 Palestra Pessoa Física? Jurídica? - Servidor Público comentada em 27/03/2024 17:14 #VAILAEFAZ eneas_56 em 18/01/23 15:39 comentada em 27/03/2024 17:14 Sou servidor público e estou com um projeto de dar algumas palestras em empresas e órgãos públicos, sendo que a primeira deve acontecer em fevereiro. Pode ser que a ideia nem dê certo e acabe na primeira ou segunda, por isso quero começar pequeno.A questão é o seguinte: eu não tenho CNPJ (e nem posso ter). Meu cargo é de dedicação exclusiva é tem mais restrições que a maioria dos cargos públicos.Primeiro gostaria de saber se é uma opção simplesmente prestar o serviço como pessoa física mesmo. Apesar das desvantagens tributárias, eu prefiria por minimizar os rolos (a lei permite? é prática comum? esse tipo de coisa)Se isso não for possível, alguém tem alguma orientação? Já vi vários juízes e promotores dando palestras, alguns até tem cursinho preparatório para provas.Precisa abrir uma empresa em nome de parente?Enfim, queria evitar abrir uma empresa já neste momento. Até porque tudo que eu tenho é uma única palestra marcada. Não gostaria de fazer todo o corre burocrático para nada. Prefiro começar pequeno.