Ano passado, minha família comprou uma chácara. Sempre foi o sonho da minha mãe "voltar pro mato" como ela costumava dizer. Quando fomos visitar a chácara pela primeira vez, nos deparamos com um serzinho bem peculiar que vivia lá em cativeiro... um macaco-prego de nome Guilherme. O antigo dono da chácara disse que não poderia ficar com o macaco, pois iria se mudar para uma casa pequena, então decidimos que iríamos ficar com ele.
Aumentamos o seu viveiro, compramos diversas frutas e alimentos, demos muito amor. Porém como o macaco era ilegal, sempre ficamos com receio de uma denúncia e entrar em um rolo por conta disso. Além do mais, apesar de tratarmos ele muito bem, sentíamos que não poderíamos privar a liberdade dele.
Essa semana comecei a pesquisar sobre o que poderíamos fazer a respeito dele, vi que o IBAMA possui a "Entrega Voluntária". Nela o "dono" do animal pode fazer a entrega dele em um CAFS (Centro de Atendimento a Fauna Silvestre) e se livrar de qualquer rolo como prisão, multa e tal.
E assim fizemos, levamos o Guico ao CAFS e não poderia ter sido melhor. Fomos muito bem atendidos, explicamos toda a história e a veterinária nos contou que ele será tratado como Rei: 10 tipos de frutas por dia, grão-de-bico, amendoim, brincadeiras lúdicas e tudo mais. Em 50% dos casos o animal volta para a natureza e nos outros 50% vai para zoológicos e santuários.
Gostaria de agradecer a comunidade Bastter.com que de certa forma contribuiu com esse desfecho e "fazer um adendo" para que tem tenha animais em situação similar, que façam o mesmo, eu sei que acabamos criando afeto aos bichinhos, porém o nosso amor por eles tem que ser maior para vê-los felizes. ''Which is more important? Getting or letting go?''
Resumindo, nada paga a sensação de saber que o bichinho será muito feliz e de se livrar de um rolo.
Ver maisVer mais