É um treco meio estranho, e também meio ridículo, mas eu ganho bastante dinheiro tentando explicar para as pessoas que elas precisam ir para o trabalho, para a biblioteca, para o coworking, para a academia. e todo o tipo de coisa possível.
Existe uma ilusão na cabeça das pessoas de que se elas otimizarem tudo na casa delas, finalmente serão pessoas e realizarão todos os seus sonhos e terão vidas plenas... dentro de casa.
Igual os carpinteiros e cozinheiros de youtube, que passam a vida vendo o pessoas habilidosas fazendo coisas fantásticas e sonhando com aquilo, sem nunca conseguir fazer.
Eu vou te contar um segredo, cozinheiros comem em restaurantes, vão em plantações, cheiram coisas reais, olham diversos legumes, frutas, verduras, experimentam ferramentas, conversam com outros cozinheiros, comem comidas de outras pessoas.
Cozinheiro não otimizam a cozinham para dentro. Eles experimentam um mundo e colocam esse mundo dentro da cozinha.
Deveria ter ficado claro depois do lockdown que isso não funciona, ainda assim as pessoas teimam.
Mesmo antes da pandemia já era uma luta para explicar pro pessoal que estava sofrendo que eles precisavam sair de casa.
Pq trabalhar em casa estava acabando com a produtividade do trabalho, com a rotina, com o sono, com a dieta.
A sua casa deveria ser o lugar de conforto, o lugar que as decisões cotidianas simples e necessárias (alimentação, sono, banho, conversas com as pessoas queridas, jogos, diversões acontecem).
Casa é santuário, é o lugar que a gente abastece as energias. É o lugar que a gente vive bem.
A casa é o lugar onde você otimiza o seu bem estar. Tentar trabalhar em casa vai eternamente competir contra as disponibilidades de bem estar.
Entenda, você pode trabalhar em casa. Isso não é impossível. Só é impossível transformar sua casa em trabalho.
Enquanto estiver trabalhando em casa, sempre vai ter essa pulga pulando no seu pescoço.
Sim existem métodos e formas de melhorar o trabalho em casa, o home office. Uma das principais é gerar um espaço que a única função seja trabalho. Não trabalhar fora dele, e só trabalhar nele.
Aprender a se organizar para fazer pausas e parar de trabalhar na hora de trabalhar.
Isso sem contar que a maioria das pessoas que trabalham em casa tendem a se isolar sONcialmente e viver rotinas pobres.
Sem experienciar nada novo, sem ouvir coisas novas, ver coisas novas, viver coisas novas... quer ser criativo como?
Precisa da consciência de que sua casa não pode virar seu trabalho. A sua casa não tem função de fazer você trabalhar melhor.
A bem da verdade, ela nem tem essa capacidade, pq você não consegue trabalhar bem com a cabeça enfiada em um cubículo para sempre. Você precisa respirar. Precisa viver. Para ter ideias, para pensar, para juntar peças do quebra cabeça da vida, para recuperar energia.
Depois que fizer tudo isso, aí sim você pode se enfiar no trabalho que nem um doido e entregar tudo de si.
Se você quebrar a sua casa, para transformar ela em trabalho, vai dar merda. Pq ou você vai ter que construir tudo isso fora de casa - um contra senso e uma forma muito ineficiente de se viver - ou você vai ter o pior do trabalho e o pior da casa, e sua vida vai ficar miserável.
Eu estou usando o exemplo do trabalho, mas vale para academia, dieta, malhação. Quem transforma a vida inteira para viver em função dessas coisas, acaba abrindo mão da própria vida.
Depois sofre e não sabe pq...