Nos comentários do meu tópico anterior, “como eu quase perdi meu apartamento”, comentei deste caso, o golpe da entrevista. @charlito pediu para contar (resumir) e como não se pode negar nada a @charlito, aí vai:
Há uns 10 anos atrás (quando eu não lembro a data eu falo 10 anos atrás), em um belo dia na empresa, a secretária entra na minha sala dizendo que a emissora X estava em uma ligação querendo marcar uma entrevista comigo. Imagina só! Eu, famoso? Pois então, não existia a Cleiton na minha vida naquela época, mas eu tinha alguma noção de vida: porque diabos alguém iria querer me entrevistar? E quem em sã consciência iria querer assistir? Mas vamos lá, pedi para passar a ligação e realmente, era uma moça, de voz muito agradável, dizendo que tínhamos sido indicados a participar de uma entrevista em um programa nesta emissora. Era um programa pequeno, sem muita audiência claro, aqueles programas que passam às 6 da manhã de domingo e ninguém vê, mas eu ia aparecer na TV, hehehe.
Eu e meu sONcio aceitamos o convite. Mas antes de ir me certifiquei que realmente o programa existia e que eu não seria sequestrado. Estava tudo certinho, aquilo era mesmo um programa e vários empresários já tinham concedido entrevistas, inclusive alguns deles eu conhecia.
Chegando lá, OBVIAMENTE, prédio bonito, na parte nobre da cidade. A sala muito bonita, extremamente bem decorada, a primeira coisa que você via ao entrar na sala era o logo da emissora, grande, imponente, brilhante! A secretária, bonita, nos atendeu e nos levou para conhecer o apresentador do programa. Adivinha? O @mauro de terno, só que mais velho, da idade do @bastter, uns 65-70 anos. Um senhor presença, voz bonita, muito, MAS MUITO, simpático. Nos deixou super confortáveis. Ocorreu tudo bem com a entrevista, coisa de 10 minutos.
Terminado tudo, foi só elogios, o apresentador ficou encantado com a nossa entrevista, disse que foi uma das melhores. Nós levou até o escritório dele, e nós acomodou em poltronas de couro super confortáveis, na frente de uma TV e pediu que nós assistíssemos um vídeo institucional. Assistimos. Era basicamente um vídeo sobre um prêmio, “as melhores empresas aqui do estado”.
Então o senhor apresentador nos mostra um papel e nos informa que tinha só um pequeno detalhe, para participar da premiação nós precisávamos participar de uma revista (wat?), e para participar da revista nós tínhamos que contribuir com as impressões da mesma, com um valor que hoje deve ser algo em torno de R$30.000,00. Segurei a risada. Tentei ser o mais educado possível, mas disse que não tínhamos o dinheiro naquele momento, portanto não participaríamos. O senhor insistiu, disse que era muito importante aquele valor para nossa participação no prêmio. A ficha começou a cair, foi quando eu perguntei: a entrevista, tem alguma coisa a ver com a premiação? O apresentador disse que não, independente de ir para revista ou não, a entrevista iria para o ar. Negamos o pagamento dos 30k, e o apresentador disse que poderia fazer por 20k. Negamos também. Ficamos um pouco mais, ouvindo ele, a proposta chegou em 15k. Negamos também. Estou resumindo, isso durou quase uma hora. Negamos o pagamento e fomos embora.
Durante a volta para casa, cerca de 10 minutos que saímos de lá, a secretária me liga, oferecendo a participação por 10k e aquela era última oferta e se não pagássemos os 10k para a revista, nossa entrevista não iria para o ar.
Eu nunca apareci na tevê.
Bônus
Chegando na empresa, no outro dia, resolvi ligar para o dono de uma empresa, um conhecido, que eu assisti a entrevista naquele programa. Não disse pra ele que eu havia ido lá, disse apenas que tinha sido convidado. A explicação dele foi a seguinte:
- O negócio deles lá é o seguinte, eles fazem a entrevista contigo, e depois usam de desculpa uma participação em uma revista pra você aparecer na TV. Eu não queria pagar, mas meu sONcio queria muito aparecer na tevê, aí pagamos R$30.000,00 para a revista, aparecemos na tv e recebemos um prêmio.