Data original: 31/01/2023
Começou esta discussão aqui porque foi colocado 12 pontos para corrida e 11 pontos para Ciclismo e muitos ficam achando que o ciclismo foi favorecido quando no meu entender foi prejudicado, especialmente os que como eu, na maior parte das vezes faz ciclismo de montanha. No início havia esta diferenciação com o de montanha fazendo mais pontos e foi retirado para simplificar e no início ciclismo fazia 12 pontos também mas foi diminuído para 11 pois na época eu fazia muito ciclismo e parecia que estava me favorecendo, hoje faço bem menos.
Em primeiro lugar quero colocar o que o Paulo falou sobre o Bastter System:
"A briga da saúde não é para gerar profissionais do esporte. Profissionais de esporte geralmente tem mais problemas de saúde por conta das lesões e estresses constantes.
É contra o sedentarismo.
Se entender que o BS funciona para diminuir o sedentarismo vai ficar muito mais fácil de usar ele."
- Paulo
Objetivo primordial do Bastter Saude e do Bastter Race é arrancar as pessoas do sedentarismo e não criar ou administrar treino de super atleta.
Uma das graças do Bastter Race é justamente que um atleta medio que nem eu pode competir com um atleta top como o Bruce Lee o que no mundo real seria impossível. Eu não chegaria nem perto.
Dito isso, vamos lá.
Quando você vai dar um passeio de bike ou um trote correndo o esforço da corrida parece maior e é maior.
Proporcionalmente o esforço de correr será sempre maior, mas aí que vem o problema que faz a contagem ser até injusta com o ciclismo.
É MUITO MAIS FÁCIL PARA UM AMADOR EVOLUIR NO CICLISMO DO QUE NA CORRIDA. TROCENTAS VEZES MAIS FÁCIL.
A medida que usamos no Bastter Race são os METs, dos quais tentamos tirar médias pois há inúmeras tabelas e nunca buscamos precisão pois iria complicar o Bastter Race e perderia a graça.
A sigla MET é uma abreviação do termo “
Equivalente Metabólico da Tarefa”. O MET é um valor padronizado utilizado para estimar o gasto energético da atividade física executada.
Como calcular o gasto energético através dos METs? Sendo assim,
para um indivíduo de 80 kg que passa 1h30min numa atividade aeróbia de baixo impacto (MET = 5), o cálculo será de: 5 x 80 x 1.5 = 600. Isso significa que 600 quilocalorias foram gastas nesta atividade.
Os pontos no Bastter Race são os METs médios para cada esporte. Sendo que não entra o peso para simplificar.
Pois bem, dito isso, a gente encontra várias tabelas e tenta usar as mais confiáveis e comparar Ciclismo com Corrida:
Vou pegar alguns exemplos:

Correr a 4:30 é MUITO intenso
Pedalar a 25 para a maioria é passeio
O equivalente a pedalar a 26 seria a corrida moderada que faz menos pontos, gasta menos calorias!
Ai você avança um pouco e chega a 30 por hora na Bike o que ainda é bem tranquilo para amadores bons e chega quase a 16 pontos

Para fazer os 16 na corrida, precisa correr a quase 18 km/hora ou bem abaixo de 4 por km. Que amador corre neste nivel? Meia duzia, se tanto

É muito mais fácil para amadores chegarem aos niveis altos de bike do que correndo.
Se colocar ali 35 por hora que ainda muitos amadores andam, vai fazer bem mais pontos do que corredor correndo a 4 por KM
Quantos amadores no ciclismo conseguem manter 30 por hora por 3 horas. MUITOS
Quantos amadores de corrida conseguem manter corrida abaixo de 4 por km por 3 horas. QUASE NENHUM
Quando você vai estudar as modalidades direito usando ciencia e nao acho isso, acho aquilo, sinto isso, sinto aqui, vai entender que na verdade o Bastter race prejudica os ciclistas e prejudica MUITO mas MUITO os ciclistas que pedalam em montanha
E porque fizemos o Bastter Race assim? Porque como os ciclistas ficam muito tempo pedalando normalmente bem mais que os corredores, seria uma forma de equilibrar um pouco.
Então estudem um pouco, analisem e parem de falar esta besteira que o Bastter Race beneficia o ciclismo.
A questão é que o esporte ciclismo é extremamente eficiente, mais eficiente que a corrida porque você consegue pedalar mais tempo, se lesiona muito menos e evolui mais. A evolução dos amadores no ciclismo é em média muito maior do que corrida.
Não estou dizendo que ciclismo seja melhor que corrida, cada um faz o que achar melhor, mas não temos como distorcer a realidade.
O grande ponto que a maioria não está entendendo eh esse
O ciclista evolui mais em media e pedala a níveis mais altos do que correria.
POSTAGEM PARA DISCUSSÃO SÉRIA, QUEM NÃO CONCORDA FIQUE A VONTADE DE COLOCAR DADOS E NÃO EU ACHO ISSO, EU ACHO AQUILO.
BRINCADEIRAS, ZOAÇOES, MEMES SERÃO DELETADOS, JÁ TEM O OUTRO POST PARA ISSO