Data original: 07/03/2023
Era novembro de 2002....
Eu estava f*dido, não tinha dinheiro nem para comprar um lanche......
Nesse ano eu possuía uma pick-up, fiorino TREKING.....(daquelas que tem farol de milha no teto.)...
Era um carro bem bacana....
Certa noite, chegando em casa, antes de abrir o portão, fui abordado pelo Sr. Geraldo....
Sr. Geraldo era uma pessoa extremamente boa, e como membro de uma igreja cristã vivia arrecadando donativos para serem enviados para cidades pobres do estado de minas gerais.....
Naquela noite ele me abordou, e me perguntou se eu não podia fazer um frete para ele.......encher a caçamba de cestas básicas e levar para a cidade de Campo Belo- MG.
Como estava sem nenhum dinheiro, relutei em aceitar..........mas ele insistiu dizendo que colocaria a gasolina e pagaria os pedágios.....
Resumindo.......aceitei o pedido, enchemos a pick-up de cestas básicas e partimos para minas gerais, eu e o filho dele na caminhonete, Sr Geraldo e a esposa em outro carro carregado de donativos também.....
Sexta feira a noite, pegamos a rodovia Fernão dias........e chuva que Deus mandava......
Na minha cabeça eu iria chegar em algum lugar lá, descarregar a caminhonete e zarpar fora, só que não aconteceu assim
Chegamos por volta das 23:00hs, eu uma área rural, chovendo, em um local muito pobre, em uma casa que não tinha luz elétrica.....
Era a casa de uma família que o sr. Geraldo ja conhecia e que tinha por costume de dormir lá ......
Tarde da noite, chovendo, sem luz elétrica, não tivemos outra opção a não ser dormir........
Logo pela manhã, começaram os gritos, de crianças......
- Mãe tem bolacha recheada!!!!!.... mãe tem chocolate!!!!!.....
Eram as crianças da casa abrindo as cestas e pegando os doces, bolachas etc.....
uma verdadeira alegria......comecei a chorar na hora, pois nunca tinha visto umas crianças tão felizes porque tinham ganhado um pacote de bolacha recheada....
Ao sair para fora da casa, vi que a casa não tinha energia elétrica, mas tinha poste de luz no quintal........ao questionar esse fato, percebi que a família não tinha dinheiro para comprar os fios e fazer a instalação elétrica da casa, e no mínimo ligar a geladeira que estava desligada....
Na minha cabeça a gente ia descarregar a caminhonete e ir embora...só que não foi assim
Saímos daquele sitio, e fomos entregar cestas básicas em diversas casas da cidade, e passamos o sábado inteirinho entregando cestas básicas...........e vendo de perto a alegria das pessoas ao serem atendidas.......
Ao retornar ao sitio no final da tarde....me deparei com aquela situação novamente, da casa sem energia elétrica........
Então depois de muito relutar e brigar comigo mesmo, fui ao deposito de material de construção, e comprei o material elétrico para deixar aquela família com o mínimo e conforto, comprei fios, cabos, disjuntores, soquetes lâmpadas, etc, etc.....
Para quem estava f*dido, aquela compra parcelada em 12 vezes foi uma fortuna.....
Para encurtar a história.
no domingo fizemos a rede elétrica, e deixamos aquela família extremamente agradecida, não apenas pelo serviço e material, mas também pelos mantimentos......
Durante todo o tempo que eu fiquei lá, um garotinho de uns 8 anos me acompanhou por todo o percurso, carreguei ele na caçamba da caminhonete, comprei mais bolachas para ele, rodei com a caminhonete no areião......enfim muito divertimento....
No domingo, fim da tarde, viemos embora....
No caminho, eu não podia se dar ao luxo de furar 1 pneu, pois além de não ter nada, estava agora com uma dívida no cartão, referente ao material elétrico que eu doei.....
Resumindo.........
Eu nunca mais voltei lá..... mas o sr. Geraldo fez outras viagens com outras pessoas durante vários anos, então ele ficou bem amigo dessa família......
Em 2017 essa família veio visitar o Sr. Geraldo.....e me chamaram para ir lá ve-los....
O garotinho tinha crescido, e se tornou bombeiro militar do estado de minas gerais..... estava morando em Belo horizonte- MG....
Fiquei olhando aquele homem, grande, forte, e lembrando que em nada se parecia com a aquele menino franzinho, que chegou a chorar por causa de uma bolacha......... e como valeu a pena ter se endividado para levar luz na casa dele.........
o tempo passou....
Para encurtar o texto.
- em 2019 eu vi o garotinho franzino na televisão.......trabalhando no resgate das vitimas da barragem de brumadinho-mg, o reconheci na hora !!!!
me emocionei demais em ve-lo.........
- Sr. Geraldo faleceu em 2021 vitima da covid.......
- O filho do sr Geraldo, que foi meu companheiro de viagem, pegou covid em 2021 quase morreu também............hoje mora em Orlando - USA.