Prezados colegas,
Estou planejando a minha mudança para Curitiba, sou carioca e sempre morei aqui. Eu já conheço a cidade como turista, pesquisei inumeras dicas de bairros e serviços. Devo ir sozinho ou talvez com uma amiga que tb tem interesse em se mudar para lá e que está virando minha parceira de sonho.
A minha idéia inicial é morar de aluguel no primeiro ano, para poder experimentar, conhecer melhor os diversos bairros, habitua-me ao local e ter uma certeza maior de que quero me mudar definitivamente, aí comparia um imóvel lá, faria obra se necessário, mobiliaria e venderia o meu aqui. Todo esse processo, espero gastar uns 2 anos para concluir.
Trabalho em home-office já é uma vantagem. Como vou morar de aluguel durante esse primeiro ano, penso em alugar um imóvel mais modesto, podendo ser um bairro mais afastado ou até na região metropolitana, pois terei a despesa de mobiliario que talvez eu nem aproiveite quando eu for para um imóvel próprio e melhor depois.
Uma questão que preciso defenir é como encontrar um lugar para morar imediatamente ao chegar lá? Já vi relatos de pessoas que ficaram o primeiro mês em flats mobiliados (pelo que pesquisei alguns prometem todo o processo de locação online) e consiguiram alugar um imóvel durante esse tempo; outros ficaram em hotel; alguns em airbnb e alguns até relataram que conseguiriam fechar um aluguel á distância (esse eu acho mais arriscado, em assumir um contrato de no minimo 1 ano sem vê o imóvel, as suas condições e a localização).
Infelismente não tenho nenhum conhecido na cidade que poderia verificar para mim no local.
Agradeço a quem puder comentar, dá alguma dica, ou relatar se já viveu situação semelhante e como conseguiu desenrolar. Milhares de pessoas se mudam para cidades todos os anos, mas esses detalhes práticos me assustam um pouco.
Procurei por outros posts sobre mudança de cidade e videos de chats, porém não achei. Caso haja algum, podem cita-los tb.
Abs,