Meu pai e a companheira dele me procuraram para dizer que não estavam mais tranquilos com ele cuidando das finanças e queriam ajuda para isso. Ele sempre cuidou de tudo e inclusive fazia IR dele e do meu avo até ano passado.
Agora comecei assumindo o IR deles, porém pediram ajuda para administrar as contas do meu pai também, basicamente com receio de rolos dele aceitar investimentos de assessores/gerentes de banco e de golpes/fraudes tambem - e que ele ta começando a ter problemas de memória, anotando senha no celular etc...
Queria ver se alguém tem experiencia com isso e sabe qual a melhor saída.
Pelo que vi poderia transformar a conta dele em conta conjunta comigo e administrar/acompanhar. Ou fazer via procuração, mas pelo que entendo pela idade parece que a procuração teria que ficar sendo renovada de tempos em tempos e isso pode ser um problema.
A dúvida é em relação sobre a melhor saída tecnica que traga menos problemas com IR/etc. Eles acham que é a conta conjunta, mas queria ver se alguém sabe se tem algum inconveniente com isso ou algum risco que não estou vendo.
Em relaçao a rolos familiares tenho menos receios, tenho um irmão que suporta tudo e meu pai não é casado com a companheira (ela tbm tem filhos e resolveram não misturar as coisas dos dois e tem tudo assinado) - tudo partiu do lado deles também, então meu pai está bem a vontade com o tema.