Senhores, boa tarde.
Alguém com experiência com cachorro ansioso?
Nos mudamos recentemente (há 4 meses) para um apartamento mais perto do trabalho e tudo corre bem, exceto pelo meu cachorro (um shitszu de 2 anos) que está apresentando comportamentos de muita ansiedade (ou pelo menos acredito que seja isso). Já fazem 4 meses da mudança, mas os comportamentos começaram no último mês.
Quando estamos em casa (pelo menos um de nós) tudo fica tranquilo, mas quando saímos (e temos que deixá-lo), ele começa a se machucar (nas patinhas dianteiras). Mas se machuca tanto que deixa a casa inteira suja de sangue porque ele fica andando pela casa inteira.
Outros dois comportamentos estranhos é que ele tenta subir nas janelas (dá para ver pelas tentativas que ele faz por causa das marquinhas que deixa na parede) e começou a latir para os cachorros da vizinhança (mas não grosseiramente, sempre que chega perto um do outro fica brincando).
Passeamos 2x por dia (manhã cedo e a noite) e ele costuma fazer as necessidades em ambas as vezes (normal). Se alimenta com comida orgânica (ideia da esposa) e está comendo super bem (sem apresentar falta de apetite).
Já tentamos investigar se poderia ser uma reação a algum barulho grande que acontece fora do apartamento, grito de criança ou coisas do tipo, mas nada disso parece incomoda-lo quando estamos em casa.
Estamos começando a pensar também que, devido aos elevadores ficarem mais perto do apartamento, ele pode escutar o elevador chegando para o vizinho e pensar que somos nós, ficando ansioso pela nossa chegada (esta é a justificativa mais plausível).
Já conversamos com a nossa veterinária, mas esta não pode ajudar muito. Hoje passamos pomada para as feridinhas das mãos e damos um medicamento fitoterápico para tranquilizá-lo (passados por ela). As feridas curam rápido, mas basta a necessidade de nos ausentarmos para que um novo quadro aconteça.
Tentamos também colocá-lo em uma creche para gastar energia, mas também não pareceu aliviar as crises (na verdade, ele passa a maior parte do dia dormindo). Acredito que pela raça e pelos dois passeios ele fique cansado, mas não custou tentar.
Então, amigos, escrevo para saber se alguém já passou por esta situação ou tenha alguma ideia do que podemos fazer. Infelizmente não existe a possibilidade de não sair :(