Há um belo dialogo chamado "um homem acima das nuvens" de autoria desconhecida, em que o narrador é dotado da capacidade de voar e ver o mundo de cima. Voltando os olhos para a terra, ele vê como são comicamente pequenos mesmos as pessoas mais ricas, os maiores estados e impérios inteiros vistos de cima. Todas as suas batalhas e preocupações tornam insignificantes em perspectiva.
Edgar Mitchell, austronauta, foi uma das primeiras pessoas a ver a terra do espaço exterior. Assim ele narrou mais tarde....
"No espaço exterior, desenvolvemos uma consciência global instantânea, uma orientação para as pessoas, uma intensa insatisfação com o estado do mundo e uma compulsão de fazer alguma coisa a esse respeito. De lá da lua, a politica internacional parece tão insignificante. Temos vontade de agarrar um politico pela nunca e arrasta-lo 400 mil km, para fora e dizer: Olha para isso seu filho da p*ta".
Muitos problemas podem ser resolvidos com a perspectiva da visão de platão:
"De que bela maneira Platão se expressou. Sempre que quiseres falar sobre pessoas, é melhor adotar uma visão aérea e ver tudo ao mesmo tempo - ajuntamentos, exércitos, fazendas, casamentos e divórcios, nascimentos e mortes, salas de tribunal ruidosas ou epaços silenciosos, mercados - tudo misturado e organizado em emparelhamento de opostos"
Marco Aurélio, Meditações.