2 #FUILÁEFIZ - Skill para jogar xadrez contra a Alexa comentada em 07/04/2023 12:43 #VAILAEFAZ PeaoPassado em 06/04/23 21:15 comentada em 07/04/2023 12:43 Skill para jogar xadrez contra a Alexa Serviço Antigamente quando eu jogava xadrez eu gostava de jogar às cegas (jogar mentalmente, sem ver o tabuleiro) para melhorar minhas habilidades. Procurei algum aplicativo, programa ou algo do tipo para voltar a praticar isso mas eu não encontrei.Então resolvi fazer eu mesmo um, fiz um xadrez para jogar no terminal do computador. Ficou muito legal mas dependia que eu ligasse o computador para jogar, foi quando eu tive a ideia de tentar fazer isso na Alexa.Deu um baita trabalho mas deu certo, eu aprendi muitas coisas com esse projeto como desenvolvimento de skills para a Alexa e Python (nunca havia programado em Python, minha experiência é com outras linguagens).Hoje pode ser útil para quem quer também jogar às cegas ou mesmo jogar acompanhado de um tabuleiro reproduzindo os movimentos, mas principalmente por estar na Alexa torna o jogo inclusivo para deficientes visuais!Para jogar é necessário conhecer notação algébrica (Notação algébrica de xadrez – Wikipédia, a enciclopédia livre).O nome da skill é "Xadrez Por Voz" que pode ser encontrada no aplicativo da Alexa ou através do link:https://www.amazon.com.br/flaviochess-Xadrez-Por-Voz/dp/B0C1L1ZT5H/ref=sr_1_1Os detalhes de como jogar estão na descrição da skill mas basicamente é invocar-la com "Alexa, abrir xadrez por voz" e quando solicitado informar seus lances como "e4", "Cavalo f3" e etc.Agradeço por qualquer feedback, sugestão de melhorias e reporte de erros. Ver mais detalhes e avaliar