Cartão de crédito é uma ferramenta útil e muito boa, se usado da forma correta. Controlando os gastos dentro do que consegue pagar, pagando em dia, pagando integral etc. Se usado da forma errada, nas mãos erradas, ele pode destruir a vida financeira da pessoa.
Isso daqui são os juros de um cartão de crédito caso alguém entre no rotativo, parcele a fatura ou pague com atraso.

Para se ter uma ideia do tamanho que é uma trolha dessas, imagine que Franciscleiton por 2 meses seguidos não pagou sua fatura integral. Saldo devedor total de R$ 5k. O banco automaticamente parcelou esse saldo em 3 anos (essa prática é legal e autorizada pelo Bacen), com juros de 12%am. Em apenas 3 anos, os 5k que Franciscleison ficou devendo se transformou em quase R$ 300k! Juros acumulados de 5.713%. A dívida se multiplicou
57X em apenas 3 anos.Isso pq levei em conta apenas o juro do parcelamento, sem contar que ainda entrariam mora 17,1%, atraso 2%, além dos obscenos 16% de rotativo.

Se o camarada bobear, principalmente quem se deslumbra com cashback e acúmulo de milhas, entra num buraco negro com uma dívida impagável em pouco tempo. Famílias são arruinadas pela falta de disciplina. Pessoas se suicidam por conta disso.

1- Disciplina e controle sempre
2- Valor das parcelas dentro do orçamento
3- Pagamento integral sempre
4- Nunca atrase
5- Nunca parcele fatura
6- Evite ter uma infinidade de cartões