Minha mãe comprou um terreno em 199X, porém na hora de registrar, colocou no meu nome e no nome da minha irmã (e eu nem sabia disso, estou descobrindo isso agora, pra mim esse terreno era da minha mãe, mas quando a fui ajudar a fazer o IRPF, ela disse que o terreno não era dela, era meu

)
O problema é que esse imóvel foi adquirido em cruzeiros no começo da década de noventa e só foi registrado em 1998, quando a moeda do país já era real. Não consigo calcular o ganho de capital pelo GCAP, por que não tenho a data real da compra e não existe recibo de compra e venda da época.
Tenho apenas a escritura, que foi feita como se a compra estivesse sendo feita naquele dia em 1998, porém, com valor pago previamente de X mil cruzeiros.
Qual o melhor meio de declarar o custo de aquisição dessa pendenga? Posso só declarar zerado (já que o custo não foi meu, na teoria foi doação) e pagar os 15% do lucro em caso de venda posteriormente?
A gente tenta fugir ao máximo do rolo, mas o rolo as vezes cai no nosso colo kkkk. Peço desculpas antecipadamente ao Buy_and_hold64.