Obrigado @duquelabrador, a referência está no final, pq a msg é mais importante que solenidades.
Leiam este post, imprimam e repitam todo dia de manhã até entenderem.
É síntese das coisas mais importantes que eu aprendi em todos os meus anos e com todas as tretas de saúde que eu tenho experiência
The Importance of Exercise - YouTube---
Isso tudo [o que está no short sobre exercícios] é verdade e não só para exercícios.
Mas para basicamente qualquer coisa.
Eu já expliquei em diversos vídeos isso de formas tão diferentes que eu nem conseguiria fazer um resumo.
O ponto principal do argumento dele, e do meu por extensão é:
Em qualquer situação de fator de risco:
1.
Qualquer mudança para um fator de proteção aumenta muito suas chances gerais de vida. No caso sair de sedentarismo para o benchmark mínimo de exercícios para saúde.
2. O maior ganho relativo acontece no começo da curva de aprendizagem. Basta estar na zona boa.
Se você ficar na zona boa sua vida vai melhorar3.
Não existe ganho infinito, e o ganho torna-se marginal quanto mais aumenta a curva, podendo até tornar-se perda como é o caso de atletas profissionais.
4. Então, em uma perspectiva de saúde,
não se preocupe tanto com a excelência.
O melhor método, a melhor forma, o pipipi popopo, o cara do Instagram que vai te contar o segredo.
Não precisa de segredo, o básico serve.
5.
O básico serve.6.
Não tente acelerar demais, o básico serve.7.
O básico serve.8.
Pare de destruir sua vida para atingir uma meta de excelência global que não cabe na vida.9.
Se você não ganha dinheiro com isso, o básico serve.
10.
O básico serve.Isso vale para tudo. De aprender piano, inglês, passando por esportes, controle emocional até criação de filhos e construir uma ONG.
Seja uma amador feliz, ou um profissional frustrado.
---
Post do @duquelabrador que eu respondi a mesma coisa.
A importância de se exercitar - Saúde & Esportes - Bastter.com