Faz um tempo que eu queria conversar aqui sobre isso porque da última vez que fiz um topico sobre algum assunto mais "pessoal", me ajudou bastante e também creio que escrever é melhor que falar.
Desde que eu me conheço por gente, eu sempre tive um medo absurdo de fracassar. Nunca me considerei uma pessoa covarde, mas ao mesmo tempo sempre tive um medo absurdo de enfrentar qualquer coisa quando aquilo era só para mim (por exemplo, não tenho medo de pular de bungee jumping se estiver com alguém do meu lado pulando comigo. Mas jamais tomaria a iniciativa de pular, mesmo que seja louca para tentar um dia).
A questão principal é que o problema não está na "tarefa" e sim no tomar a decisão de fazer a tarefa. Eu sempre preciso que alguém "tome a decisão por mim", eu nunca me sinto segura para tomar nenhuma decisão. Das mais simples (fazer tatuagem, preparar uma comida) até as mais dificeis (mudar de carreira, escolher algo novo para estudar...). Toda e qualquer decisão me aflige e por medo de tomar uma decisão errada, eu empaco e até mesmo me saboto para justificar o porquê nao fiz.
A coisa é tão louca que eu tenho uma reserva de emergencia 2x maior do que a minha necessaria porque sempre acho que alguma "catastrofe" vai acontecer. Hesito comprar ações ou FIis (embora que desde que cheguei aqui to melhorando isso, mas ainda me sinto extremamente dependente do BS) ou até mesmo começar a investir no exterior porque eu sinto MUITO medo de tomar decisões erradas. Vivo com medo de tudo.
Eu ganhei um aumento na empresa, mas em vez de ficar "feliz", eu fiquei extremamente paranoica por estar ganhando mais e agora estou toda semana com medo de ser demitida e isso está ate afetando meus resultados. O que antes eu tinha performance ótima, diminuiu. Eu até apostei com o meu marido que seria demitida até setembro e daria a ele mil reais! O pior é que meu maior medo não é ser demitida, mas sim falhar na minha tarefa.
Nesse caso, eu começo a pensar em todos os piores cenarios possiveis. Mesmo sabendo que, financeiramente, eu não teria com o que me preocupar por pelo menos 2 anos. Só que o medo é tão grande que eu fico até com problemas de investir mais.
E isso não atrapalha só a mim e ao meu professional. A minha relação com meus familiares e amigos também fica prejudicada. Varias vezes eu recebo toques de que eu "vivo na minha bolha" ou que eu pareço "indiferente" a tudo e até "sem noção". Mas a verdade é que eu faço isso sempre para fugir dos problemas. Por exemplo, meu pai recentemente estava com suspeita de cancer. Eu fiquei preocupada e ai minha mae questionou: por que voce esta tao preocupada? Quando eu tive cancer voce nem parecia tão preocupada.
Eu fiquei chocada com isso, porque não era verdade. Mas a verdade é que eu de fato, nao falava sobre isso e agia como se nada "tivesse acontecido", me recusei a acreditar que minha mãe estava doente e agi como se nada tivesse acontecido. O mesmo foi quando meu marido estava operado. Eu simplesmente me recusei a acreditar que ambos estavam com problemas.
Gostaria de entender como posso mudar isso em mim? Porque eu não aguento mais viver desse jeito.