Link para o FAQDúvidas? Venha perguntar: [Discussão Semanal] 20 - Diversificação em FIIs - FIIs & Imóveis - Bastter.comFIIs atuam em diferentes segmentos do setor imobiliário. Como todo setor do sistema capitalista, há ciclos de expansão e recessão; alguns eventos podem afetar todo o setor imobiliário como uma crise sistêmica grave; outros eventos podem afetar apenas alguns segmentos, e por fim apenas algumas localizações e não o segmento todo.
Em momentos de euforia é natural querer colocar um percentual maior em segmentos que estão indo bem. Exemplos recentes:
- Shoppings de 2017 a início do 2020 estavam entre os segmentos favoritos dos investidores; veio COVID e de uma hora para outra os empreendimentos foram fechados e até hoje operam com restrições. Embora os fundamentos de longo prazo não tenham mudado, isso foi suficiente para investidores evitarem ou pior, girar patrimônio nos FIIs desse segmento;
- Bancos. Originalmente em 2012 era um segmento atrativo; de 2015 em diante com o crescente medo da digitalização bancária, a popularidade do segmento caiu;
- Logística/Lajes revezam momentos de euforia x aversão com maior frequência conforme os ciclos econômicos. Atualmente a euforia é com a expansão logística de diversas empresas varejistas, o que tornam os FIIs desse segmento atrativos; lajes caiu em desgosto por medo de home office - apesar de diversos gestores ainda não terem verificado pressão por isso, inclusive podendo repassar reajustes anuais em regiões bem localizadas
Por fim:
100% qualquer coisa é muito arriscado. Porque você aumenta o risco regulatório de vir uma lei (canetada) e te afundar com tributação ou outras obrigações piores.
No caso dos FIIs de shopping em 2019 estava na moda: 100% shopping, shopping mono imóvel etc. Veio a crise para trazer grandes lições, aliás as crises são grandes professores também.
A diversificação, assim como um grande reserva de emergência, é uma demonstração de humildade e de que você não sabe o que vai acontecer no futuro por mais que estude e se prepare.
"Certezas do mercado imobiliário:
a) Um dia as lajes vão estar em superoferta ou o polo comercial mudará de localização;
b) Um dia terá excesso de galpões aliado a crise economica, com altas vacâncias e devolução de espaços;
c) Um dia o custo de construção ficara alto e terá excesso de imóveis residenciais para vender.
d) O comercio e varejo em geral sofrerá com crise economica;
e) Um dia tera crise de credito.
Pode não acontecer ao mesmo tempo, pode se logo ou daqui a 20 anos, tem que diversificar para tentar mitigar os riscos. "
- EEdward
Para os que indicam colocar tudo em FII porque é receita aaaaaagarantida - FIIs & Imóveis - Bastter.com