Em mais um dia de corrida, ao final do treino, morto de cansaço, sento no banco da praça pra descansar e começo a observar as formigas trabalhando.
A praça têm várias árvores altas, plantas baixas, grama e vegetação de todo o tipo, mas as formigas escolheram a dedo uma árvore, razoavelmente alta, e fizeram aquela fileira imensa em que subiam a árvore, cortavam um pedaço da folha, desciam carregando o pedaço e levavam para o formigueiro.
Mas por quê aquela árvore? Aquela folha?
Sabe deus. Elas simplesmente ignoram todas as mais baixas e a outras árvores. Querem a folha daquela.
Eram muitas. Muitas. Chuto que a árvore tinha por baixo uns 4 metros de altura. A fileira ia do formigueiro até as folhas de forma ininterrupta. E eram formigas pequenas. Imagine a quantidade.
Achei fascinante. Fiquei ali parado olhando elas carregarem as folhas um tempão. Qdo vi já tinha descansado.
Dá pra tirar um monte de frase filosófica de boteco da cena, mas pra mim só importou ver o quão incrível a natureza é.