Link para o FAQCom o objetivo de tentar aumentar a transparência e de trazer mais investidores para a Bolsa de Valores, existe na Bovespa desde o ano 2000, o segmento de listagem de Empresas chamado Novo Mercado. Ele é uma classificação de empresas que se comprometem voluntariamente a seguir certas normas e práticas de governança corporativa além das que a legislação obriga.
A ideia da criação dessa classificação, é que a partir dessas medidas, as ações da empresa atraiam mais investidores, apresentando mais liquidez e trazendo benefício às Cias que participam. Uma empresa do Novo Mercado, na teoria, oferece mais segurança aos investidores, além de disponibilizar informações mais detalhadas sobre a própria empresa.
Para entrar no Novo Mercado, a empresa se compromete a um conjunto de práticas ditas de “boa governança corporativa”, que são mais exigentes do que as que são obrigatórias na legislação brasileira. Essas regras, consolidadas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado, ampliam os direitos dos acionistas, melhoram a qualidade das informações usualmente prestadas pelas empresas, bem como a dispersão acionária e, ao determinarem a resolução dos conflitos societários por meio de uma Câmara de Arbitragem, oferecem aos investidores a segurança de uma alternativa mais ágil e especializada.
As principais exigências dessa listagem, são que o capital social da empresa seja composto somente por ações ordinárias (ON) com tag along de 100% e ter um free float de no mínimo 25%. Essas regras oferecem menos riscos aos acionistas no caso de venda da empresa ou fechamento de capital. Além dessas, há uma série de obrigações adicionais, que podem ser verificadas por qualquer pessoa no site da Bovespa (
clique aqui ) e também a lista das empresas cujas ações fazem parte do Novo Mercado.
Nos quadros das Ações da Bastter.com, essas informações estão bem fáceis de visualizar:

Conforme a Filosofia da Bastter.com, para ser sONcio, deve-se comprar sempre as ações ordinárias, pois fazendo assim, você terá sempre a mesma ação que os donos possuem. As empresas do Novo Mercado oferecem apenas ONs, além de outros fatores que teoricamente se expressam em melhor governança. Portanto, sempre que possível é interessante que suas empresas sejam do Novo Mercado ou ao menos estejam caminhando para isso. Não quer dizer que nunca possa ser sONcio de uma empresa que esteja fora do Novo Mercado, mas fique atento para governança e verifique se ela oferece ONs com liquidez satisfatória.
Outra questão importante para deixarmos claro, é que o fato de ser do Novo Mercado não garante que a empresa seja boa, com dados fundamentalistas de qualidade e nem que os minoritários serão respeitados. Risco zero não existe na Bolsa e em nenhum tipo de investimento. Mas fazer parte dessa listagem é um ponto positivo para a gestão, pois melhoram as suas chances, que é o que está em nossas mãos de fazer.
Outra definição:
Novo Mercado
É um segmento de empresas que VOLUNTARIAMENTE se comprometem com a adoção de práticas de governança corporativa que vão muito além das que são obrigatórias por lei, ampliando assim os direitos dos acionistas e a qualidade das informações prestadas pela empresa.
O Novo Mercado exige alguns níveis de governança a mais do que os exigidos por lei, portanto níveis mais altos, e como já foi dito, confere maior transparência e respeito aos acionistas.
As empresas do chamado Novo Mercado só podem ter ações ON (ordinárias), que são as mesmas que os donos possuem. São as ações que tem o 3 no final (Exemplo: BAST3), mas, repetindo, só tem essas ON. Não possuem e não podem possuir ações PN (tipo BAST4) ou Units, que são combinações de ações ON e PN. Essa obrigação de não poder ter PN (Ações Preferenciais) é a grande diferença das empresas com ON que não são do Novo Mercado. Estas outras são subdivididas em nível 1 e nível 2, dependendo do grau de compromisso que estas empresas assumiram ao solicitar este título.
Nível 1
Estas empresas precisam possuir um Conselho de Administração com no mínimo cinco conselheiros, com um mínimo de 20% de conselheiros independentes da empresa (portanto no mínimo um conselheiro que não tenha relações com a empresa, e que não serão portanto funcionários ou recebedores de benefícios da empresa). O mandato dos conselheiros independentes é de no máximo dois anos, dificultando a compra do conselheiro.
Como só existe um tipo de ação, o tag along será sempre de 100%. (Tag along é a obrigação do comprador da empresa de oferecer aos minoritários o mesmo valor que paga aos majoritários por ação.
As empresas do Novo Mercado que são nível 1 aceitaram uma transparência da governança corporativa e todas as regras de dispersão acionária (pulverização do capital, possibilidade de muitos sONcios, etc).
Nível 2
As de nível 2 tem tudo que as de nível 1 tem, porém as regras são acrescidas do equilíbrio de direitos entre os acionistas majoritários e os minoritários (este minoritário é você, parabéns).
Para finalizar, recomendo sempre as empresas do novo mercado, mas isso por si só não garante que a empresa seja boa nem que não possam haver problemas.