As vezes me pego pensando até que ponto devo educar meus filhos sobre finanças de forma mais aprofundada, rasa ou nada.
É claro que no dia a dia vamos instruindo e falando algumas pequenas coisas, mas e se fosse de uma forma diferente?
Será que o impacto seria positivo ou negativo? Até qual profundidade do assunto seria interessante conversar, informar e educar uma criança sem que ela fosse bombardeada com informações que ao mesmo tempo que poderiam lhe ajudar a crescer com uma mentalidade financeira melhor, também poderia atrapalhar e deixar ela mais ansiosa e criar outros tipos de sentimentos negativos?
Aqui em casa tento ir transmitindo para meus filhos muitos valores sobre a vida que penso ser importantes, principalmente, com o objetivo de se tornarem pessoas melhores e várias vezes utilizo coisas que acontecem no dia a dia como exemplo prático.
Ontem mesmo meu filho pediu para comprar um jogo que irá lançar em breve, fiz a compra para ele usando o dinheiro dele mesmo (ele ganha de mesada e datas comemorativas, pessoal costuma dar em dinheiro porque ele prefere assim, pois depois ele pode comprar o que é do desejo dele, então ele vai juntando/acumulando valores...). Utilizei o pagamento por pix, e por descuido meu, ele conseguiu ver o saldo que tinha na conta corrente. É um valor que deixo em saldo para passar até o final do mês, o resto vai para poupança ou investimentos.
Uma hora depois ele veio até mim, me deu 15 reais e falou que era meu presente do dia dos pais. Fiquei emocionado e agradeci... logo ele falou "oba ganhei 5 reais na aposta com a mamãe, eu apostei que você ia me agradecer, mas ela disse que você ia falar que não precisava do dinheiro". (Na hora que ele me deu o dinheiro eu até pensei em falar que não precisava rsrsrs, mas olhei para ele e pensei, vou receber, para ele vai fazer diferença eu dar valor no ato dele rsrsrs).
Após mais um tempo, ao nos deitarmos para dormir, minha esposa comentou comigo "O Gui perguntou se estamos com problemas financeiros, pois na conta tinha só X mil reais. Eu falei que não, que está tudo certo e para ele ficar tranquilo".
Meu filho tem 10 anos, garoto responsável até demais pela idade dele e muito inteligente. Não vai ser do tipo consumista. Muitas e muitas vezes ele me aborda com assuntos de adulto, me pergunta como ganhar dinheiro, quer saber como são feitas as coisas na minha empresa, vários tipos de assuntos que não é muito da rotina de conversa com amiguinhos, assuntos e "preocupações" de adultos na maioria das vezes.
Hoje me peguei pensando, eu poderia abordá-lo e explicar como funciona o saldo em conta, qual minha intenção em deixar o dinheiro ali e que o restante do dinheiro iria para outro local, mas eu deveria falar isso de forma mais rasa ou mais aprofundada? Estou refletindo sobre isso até agora.
O problema de falar de forma aprofundada é desenvolver algum tipo de ansiedade para ele no futuro, algo que ele não deveria se preocupar agora com essa idade, mas ao mesmo tempo fica a dúvida até que ponto vale a pena educar sobre finanças para nossos filhos, até qual profundidade do assunto abordar?
O que vocês pensam sobre isso?