Olá pessoal, eu gostaria que os membros do fórum explicassem como tratam ações de estatais (majoritário e controlador = ONREVOG. Exemplo: BBAS, PETR). Vou explicar:
Estou começando a montar a minha carteira e por enquanto estou adquirindo ativos que não possuem controle direto do ONREVOG.
O problema é que isso tá me levando a questionar se faz sentido eu deixar de aportar em determinada empresa apenas por causa de ser estatal. E isso ocorre por vários motivos:
Primeiramente, sou burro. Não prevejo o futuro. O que é estatal hoje pode não ser amanhã (ou vice-versa). Outro ponto é o retorno de um ativo sob controle do ONREVOG, que pode ser maior ou menor que ativos de empresas privadas - vide BBAS, que em determinado período apresentou retornos maiores do que ITUB.
Eu estou tentando simplificar a análise dos ativos antes de escolher incluir (ou nao) na carteira, observando histórico de lucro, e quadro de retorno percentual ao longo dos anos. Mesmo assim, ainda costumo observar o grau de endividamento de cada empresa, e outros pontos, como esse, que é o tema do tópico: analisar quem é o controlador.
Mas não consigo chegar numa conclusão ainda. A maior desvantagem, em tese, todo mundo conhece: a maior possibilidade de interferência política em decisões importantes, como por exemplo, o preenchimento de cargos de Presidência/Diretoria por políticos (e não por técnicos/especialistas). Isso representa, teoricamente, um risco a mais. Por outro lado, eu gosto da simplificação na análise dos ativos, que é defendida aqui no fórum inclusive. Por isso, vez ou outra eu me pego pensando o seguinte:
"será que nao estou tendo muita 'frescura' em descartar ativos que podem também apresentar bons retornos mesmo sendo de estatais?"
Inclusive, várias elétricas e companhias de saneamento tambem tem a 'mão' de estatais, até mesmo de outros países.
Como os colegas do fórum pensam sobre esse respeito? Eu ainda não consegui me decidir se aceito (ou não) ter estatais na carteira.
É muita ARROWGANSA da minha parte ignorar ativos de empresas controladas pelo ONREVOG?