Enfrento um dilema em minha vida. Em breve, serei convocado para um concurso em Rondônia (RO), serei chamado em um prazo inferior a um mês. Sou natural da serra do Rio Grande do Sul (RS), onde resido com minha esposa, uma médica, e nosso filho de três anos. Atualmente, desfruto de uma posição concursada que me proporciona um salário X, porém com perspectivas limitadas de crescimento. Enquanto isso, minha esposa aufere um ganho de 10X, e o referido concurso oferece uma remuneração na ordem de 4X, ultrapassando inicialmente a marca dos 20 mil reais.
Algumas considerações relevantes merecem destaque:
- Minha posição atual me permite trabalhar em regime de home office temporariamente (mudando a gestão, isso terminará, excepcionalmente me deram), apesar de sempre termos residido em cidades diferentes (100 km uma da outra) e de eu retornar para minha família nos finais de semana.
- A aprovação neste concurso de RO demandou um longo período de dedicação e esforço.
- Minha esposa manifesta insatisfação com a região em que vivemos, embora rejeite a ideia de se mudar para Rondônia, preferindo estabelecer-se em Florianópolis, onde inclusive já iniciou alguns atendimentos.
- Embora haja a possibilidade futura de trabalho remoto ou regime híbrido em Rondônia, esta perspectiva não é certa e provavelmente levaria pelo menos quatro anos para se concretizar.
- No contexto atual, minha esposa é a principal responsável pelas despesas domésticas, e, apesar de não ter um salário insuficiente, não consigo adquirir os bens que almejo.
- Caso opte por aceitar o concurso em RO, planejo visitar minha família a cada três semanas no RS, passando três ou quatro dias juntos. A perspectiva da distância e da saudade, sobretudo em relação ao meu filho, pesa em minhas considerações. Além disso, a malha aérea infelizmente não é das melhores.
- Nossa situação financeira é sólida, embora todas reservas esteja em nome de minha esposa.
Diante desse cenário complexo, a pergunta que me atormenta é: devo ou não assumir o novo concurso? A decisão é árdua e requer a ponderação cuidadosa de todos esses elementos que constituem minha vida pessoal e profissional.