Pessoal espero que esse post seja mais um reforço na cabeça das pessoas para que evitem financiamento imobiliário:
1) 2015: casamento. Entro em um financiamento imobiliário de bancão de 20 anos de duração, atrelado ao IPCA pra piorar ainda mais a cagada. Totalmente leigo em investimentos e finanças pessoais. Motivo de fazer essa dívida: clássico BULLCHETI fortemente impregnado na cabeça do classe média brasileira - "pagar aluguel é jogar dinheiro fora" e mentalidade "parcela que cabe no bolso".
2) Não satisfeito com a burrada ainda gastamos todo o FGTS da minha esposa pra diminuir a parcela, e não pra comprar tempo.
3) 2015-2020: pagando as parcelas faço contas e percebo que a amortização real da dívida era algo como que 10% do valor. Começo perceber a minha burrice. Passo a acompanhar a bastter.com com frequencia.
4) 2021: resolvo fazer portabilidade para outra instituição financeira com juros muito menores. Não era oportunidade ou meus belos olhos, somente havia subsídio para um público alvo específico (funcionário público federal). Ao invés de diminuir a parcela compro tempo, reduzindo de 15 para 6 anos de dívida. Fico mais perto de virar gente.
5) 2022: recebemos um dinheiro inesperado de herança do meu sogro (não era dinheiro maldito graças a Deus) e sem pestanejar gasto ele imediatamente e quito o financiamento. Finalmente viro gente.
Essa é a saga minha e de muitos sardinhas por ai. Segue conclusões:
1) dívida é pior que a morte (repetindo pelo milésima vez)
2) fiz um movimento certo mas continuo muito burro. VIGILANCIA sempre.
3) depois que eu quitei
percebi que a situação era muito pior do que eu achava que era - não só o desafogo financeiro mas o risco de exposição da minha familia ao imprevisível - mudança de regra, hiperinflação, etc...Obrigado comunidade bastter.com!