15 Sobre relações... comentada em 03/07/2024 15:10 #PAS Paulo em 10/09/23 10:22 comentada em 03/07/2024 15:10 Eu tenho visto cada vez mais pessoas com uma visão idealizada sobre relações amorosas.Uma ideia de competição entre pessoas, em que as pessoas do casal parecem que estão em uma avaliação constante sobre quem é melhor.Não que outras ideias de relações sejam perfeitas ou maravilhosas, só me parece que parece uma ideia de relação sem um senso de cooperação.Aqui eu entraria com meu discurso sobre o Bauman. Eu já falei tanto sobre isso aqui na Bastter.com que até eu estou cansado, então pulamos essa parte. Seja como for, sempre me choca quando eu ouço, ou leio aqui na bastter.com alguma coisa sobre a premissa de relações amorosas como algum tipo de conta, ou uma disputa contínua de deveres e obrigações.Quem fez o que, quem lavou o que, quem possibilitou o que, quem traz o que, onde cada um está financeiramente ou uma disputa sobre quais valores são mais importantes.Na minha percepção, essas contas só criam um livro-caixa de amargura que fica aumentando o débito pessoal de cada um, e que a cada problema, abrem-se as páginas para verificar qual o estado de entradas e saídas e definir quem está devendo o que para quem.Relações são problemáticas. Relações são infinitamente problemáticas.Relações são infinitamente problemáticas, porque a vida é infinitamente problemática.Relações amorosas - e as não amorosas também, só não é o tema desse texto - são construídas pq entendemos, ou pelo menos fazemos votos de que estaremos juntos resolvendo problemas: De saúde, de doença; De riqueza, de pobreza; e tantos outros quantos forem possíveis.Uma relação de 50, 60, 70 anos não é uma relação que não teve problemas. É uma relação viveu e achou as soluções possíveis para aquele casal durante todos eles. Quanto mais longa a relação, mais problemas existirão.A relação só é a disposição em resolver esses problemas em conjunto, ao invés de separados.Na minha experiência, elas acabam justamente quando acaba a disposição em fazer isso junto. Quando olhamos e decidimos que, para nós, é mais fácil viver os problemas da vida sem a outra pessoa.Ao que preferem viver os problemas da vida sem uma relação amorosa, sem problemas , é plenamente possível viver os problemas da vida com as outras relações que a vida permite. São apenas outros compromissos e outras responsabilidades no final das contas.Por isso me assusta tanto a ideia, que me parece comum hoje de que nossos parceiros deveriam ser perfeitos, e que devemos recusar qualquer coisa que não seja alguém que atende todas as nossas necessidades, ou de que não atender nossas necessidades seja um ataque, ou uma conta anotada no livro-caixa.Me parece o sucesso do fracasso.Relações boas são espaços em que podemos existir, com a colaboração e cuidados dos outros, enquanto resolvemos nossos problemas.São construções que fazemos com nossas ações para podermos existir bem em um mundo caótico.Construção me parece ser a palavra chave, pois indica o esforço contínuo para que isso exista, não uma demanda externa em te fornecer isso.Relações são tão boas quanto o que as pessoas tem para entregar ao outro colaborativamente, ou tão ruins quanto as disputas e amarguras que temos por não recebermos aquilo que exigimos dos outros e não assumimos a responsabilidade de buscar por nós mesmos.