Na última live do Bastter teve uma pergunta sobre previdência privada onde a empresa (patrocinador) fazia um aporte complementar equivalente a 40% do valor aportado pelo funcionário.
Vou descrever minha experiência com um plano de previdência similar.
Em 2000 comecei a trabalhar em uma empresa que oferecia um plano de previdência privada. Na época, fiz um plano onde a empresa fazia aportes complementares, dependendo do valor aportado pelo funcionário.
Fiz aportes mensais por mais de 17 anos, até que conheci a Bastter. Depois disso, parei de fazer aportes, mas não resgatei o saldo depositado.
Com o passar dos anos, a empresa ficou mal das pernas e a previdência foi desvinculada dela.
Desde então, o fundo é gerido por uma entidade "sem fins lucrativos" que pratica uma taxa de administração bem baixa. Acompanhamos a saúde do fundo, que está equilibrado e pagando as pessoas que tem direito aos benefícios.
Mesmo com tudo parecendo correto no fundo, hoje, se eu quiser sacar o valor que está depositado, perco 35% do valor de cara. Coincidentemente, esse é EXATAMENTE o percentual aportado pela empresa....

.
Como sempre leio e escuto aqui, "ninguém vai te dar nada de graça!"
No ano passado, a empresa decidiu retirar o patrocínio e, diz a lenda, que o valor aportado pela empresa será transferido para o participante. Mas só acredito vendo!
Olha como fica a simulação de resgate (saldo simulado):
Ver maisNão se iludam com a promessa de aportes extras.
Desde que conheci a Bastter.com (acho que faz 5 ou 6 anos), mesmo fazendo várias besteiras, acumulei um patrimônio maior do que o saldo da previdência privada e posso administrar livremente esse patrimônio.