Olá pessoal tudo bem, meu primeiro post aqui na Bastter, acompanho o canal já faz algum tempo mas me tornei assinante esta semana.
Vou só resumir brevemente minha história e como cheguei aqui para depois ir para as minhas duvidas para quem puder me ajudar
Eu sempre fui uma pessoa muito estudiosa e dedicada ao meu trabalho, sempre foquei mais em aprimorar minhas habilidades profissionais do que investimento em si, porém logo no meu primeiro trabalho, conheci pessoas que compravam ações e comecei a me interessar por renda variavel, naquela época eu tinha salário de estagiario então tinha comprado somente algumas ações avulsas de empresas mais conhecidas e tal sem muito critério exceto a famosa indicação de amigo
Passaram alguns anos, tive mais curiosidade de aprender sobre investir meu dinheiro por conta propria por experenciar em primeira mão vendo minha familia sofrer com a aposentadoria e sentindo que depender do ONREVOG para aposentar é uma furada gigantesca, nessa epoca assisti muita sardinhice (tentei fazer alguns trades, obvio kkkk) mas aos poucos fui filtrando, aprendendo e encontrando canais mais focados no metodo do Buy and Hold e por fim encontrei o Bastter e sempre gostei muito das filosofias que ele falava no canal pois iam muito além do dinheiro.
Algum tempo depois, fiz um planejamento de fazer intercambio de um ano para a Irlanda, comprei uma quantia decente de Euros e tal (tanto fisico quanto por conta bancaria internacional) e acabei não indo por conta da Pandemia que ocorreu bem nessa epoca, foram 2 anos que ficou na incerteza se eu ia ou não enquanto eu estava desempregado para tentar um emprego lá, acabou que arrumei um emprego aqui no Brasil na minha área e fiquei por aqui
Enfim, mais alguns anos se passaram, eu nunca tive um plano muito definido de diversficação dos meus investimentos mas sempre quis ter um, eu acreditava que sabia diferenciar empresas bomba de empresas boas ao acompanhar os videos da Bastter e outros canais e ai quando eu achava que era hora certa de comprar (coisa que obviamente eu não sabia senão estaria rico e não aqui) eu comprava as empresas boas e vendia quando achava a hora certa de vender, a minha sorte é que eu nunca tomei muito ferro por nunca ter comprado grandes quantias mais que eu aguentasse e nem ficar fazendo trade adoiado (mas obviamente eu fiz um aqui e ali e é um puro jogo de azar, as vezes deu "lucro" mas que no fundo foi só um giro de patrimonio desnecessário, enfim, vi que não era pra mim e que eu tava ganhando mais focando no meu estudo e trabalho)
Minha Situação atual:Hoje em dia tenho um emprego de Programador, trabalho para uma Empresa dos EUA e recebo mensalmente em Dólar como PJ com um Salário que eu consigo ajudar minha familia poupo na média todo mês uns 25% do que recebo.
Tenho minha reserva de emergencias na poupança do itaú que cobre 1 ano de desemprego + sinistros como perda do equipamentos que eu uso para trabalhar (PC, Celular, etc)
Sei que somente de ter isso já é um ótimo passo inicial para a paz financeira, mas eu quero sempre melhorar e crescer e sei que ainda tenho muito a melhorar no fator de planejamento de investimento e diversificação do patrimonio.
Atualmente minha diversificação de patrimonio real é a seguinte:
Um pouco mais de 50% do meu Patrimonio esta em Euro e Dolar, uma parte maior em um Banco Internacional e um pouco em Dinheiro fisico, pelo que eu li aqui no site, isso seria uma Reserva de Valor que idealmente não deveria ser mais que 2% do Patrimonio pois não rende nada e serve somente de segurança
O Restante do meu patrimonio atual seria mais ou menos uns 5% na Poupança do Itaú (Sem contar com a Reserva de Emergencia pois não uso ela para os calculos) e os outros 45% em Renda Variavel, sendo esses dividos em 3 FIIs e 16 Ações que não estão proporcionais.
Idealmente, eu gostaria de dividir meu patrimonio da seguinte forma:
50% Investido no Exterior
(Caso Haja Crise no Brasil, metade do meu patrimonio estará mais seguro e tenho planos de ir morar fora daqui alguns anos, por conta disso prefiro que uma grande quantia do meu patrimonio seja em investimentos no Exterior)
Sendo:
48% em Renda Variavel (Stocks e Reits) e 2% em Reserva de Valor (USD e EURO)
50% Investido no Brasil Sendo:
40% em Renda Variavel (Ações e FIIs) e 10% em Renda Fixa (IPCA)
Pode ser que com um pouco mais de experiencia eu altere esses numeros para ter mais quantia em renda fixa ou até mesmo por uma aquisição de imoveis no Brasil, mas acredito que por hora, pela minha idade e pelos meus planos para os próximos anos, esse seria o cenário que eu gostaria de ver meu patrimonio investido (lembrando que já possuo uma reserva de Emergencia)
Finalmente, as Duvidas:
1) Assumindo que meu salário recebido é em Dolar, que é uma reserva de valor, e que eu posso escolher manter em dolar por um Periodo de até 6 Meses após o pagamento antes de converter para real, faz sentido nesse meu caso eu desconsiderar a reserva de valor na minha diversificação já que meu salário é "pago em reserva de valor" e de fácil liquidez?
2) Apesar de no meu desejo eu querer muito ter Stocks, ainda tenho muito receio por não ter familiaridade com stocks e reits, principalmente com a parte de Imposto de Renda (Sempre acho um inferno a epoca de declarar e etc) e por ainda não ter aplicado uma diversificação coerente nas ações que eu já tenho no Brasil, faz sentido eu querer "organizar a casa" com os meus investimentos aqui no Brasil antes de adentrar no mundo de Stocks e REITS mesmo meu objetivo sendo ter uma grande quantia do meu patrimonio no exterior?
Essa Semana com acesso a Assinatura na Baster montei minha carteira ideal aqui do Brasil, ainda faltam 4 Ações que eu gostaria que compusessem essa minha carteira mas que eu ainda não adquiri, todas elas #SuperPaz porque é o que eu quero com meus investimentos, ter paz e tranquiliade para focar no meu trabalho e poder desfrutar mais para frente de uma aposentadoria mais tranquila e digna e poder ajudar a minha familia e quem eu quero bem, espero que apesar do textão eu possa ter explicado bem minha história e pedir uma ajuda a vocês que estão aqui a mais tempo com as opiniões.
Peço desculpas se falei algo sem sentido ou fora da filosofia da Bastter, mas estou aqui para aprender só espero não receber muitas voadoras kkkk